quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Douglas



O nome Douglas é a forma inglesa do sobrenome escocês Dubhghlas, que significa “rio escuro”, dos termos gaélicos Dubh (escuro) e Glais (água). 

Douglas era originalmente o nome do rio, que depois se tornou o nome um clã escocês, pertencente a uma poderosa linha de condes da Escócia. Tem sido usado como um nome próprio desde o século XVI.

Em inglês, é utilizado o apelido/alcunha Doug. Na língua portuguesa, é um nome com poucas chances de apelidos. Outra característica do nome é que ele é bastante internacional, pois é conhecido na maioria dos países mas não possui milhares de variantes (como João, por exemplo). 

Além disso, ele é pouco provável de ser estropiado, pois não conta com nenhuma letra facilmente dobrável ou substituível por ‘y’.

Um famoso portador do nome é Douglas Adams, autor dos livros da série “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Além disso, o primeiro presidente da Irlanda chamava-se Sir Douglas Hyde.


Era um nome comum dentre a nobreza da Escócia e Irlanda, e por isso talvez, tenha se tornado bastante popular. 

No Brasil, embora tenha sido muito popular na década de 90, ainda é utilizado. De acordo com dados da Arpen/SP, em São Paulo, no ano de 2014, nasceram 332 meninos com esse nome. 



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário