quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Dóris

.
Dóris origina-se a partir do grego Δωρις (Doris), ou seja, "mulher doriana". Os Dórios eram uma tribo grega que ocupava o Peloponeso, provavelmente tendo início no século XII antes de Cristo. Na mitologia grega, Dóris era uma ninfa do mar, uma dos muitos filhos de Oceano e Tétis. 

Pode ser encontrado na grafia Dorris (em inglês) ou como diminutivo, Dory. 

O nome começou a ser usado em inglês no século XIX, sendo que uma portadora famosa é a atriz americana Doris Day.

Foi bastante popular há algumas décadas, mas nunca usado à exaustão. Agora constitui-se em um nome incrivelmente raro. O significado "mulher doriana" dado pelo Behind The Name surpreende: Sempre pensei que Dóris estivesse ligado à "Ouro" (talvez pela palavra lembrar "dourado") ou ainda, ao grego "Doron" (presente, como em Teodora, Isadora, Dorotéia).

Dóris era o nome do chapéu robótico do mal em "A família do futuro" (animação) em inglês, Meet the Robinsons;

Encaro Dóris como um nome atemporal, semelhante a Doreen ou Dora, um nome curto, sem "frescuras" como letras dobradas ou enfeites, e tem o benefício de ser bastante internacional. É facilmente reconhecível em todos os países de língua inglesa, e cabe direitinho na língua portuguesa.

Outra portadora famosa é a atriz americana Doris Roberts (nascida em 1930); Também podemos citar Dóris Hart, tenista norte-americana; Ainda, podemos citar Dóris Lessing, escritora britânica, Prêmio Nobel de Literatura em 2007. 



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário