terça-feira, 22 de setembro de 2015

Danae & Danaé



O nome Danae/Danaé origina-se do grego Δαναοι (Danaoi), uma palavra usada por Homero para designar os gregos. No mito grego, Danaë era uma princesa de Argos e mãe de Perseu, filho de Zeus, que teria vindo a ela na forma de uma chuva de ouro. 

No mito grego, Danae ficou presa no subsolo, colocada lá por seu pai Acrisius, por que o oráculo de Delfos previu que ele seria morto por seu neto. Danae, tendo ficado grávida de Zeus, deu à luz a Perseu. Acrisius colocou Danae e o bebê num baú de madeira e jogou-os ao mar. Mas, a pedido de Zeus, Poseidon acalma os mares e ambos sobrevivem. Muito tempo mais tarde, durante os jogos em comemoração ao fato de Perseu ter matado a medusa, o vento soprou um disco fora da mão de Perseu que bate na cabeça de Acrisius, que estava na platéia, matando-o. Mesmo que por acidente, a profecia se concretizou. 

A grafia Danaé é usada em português. Também é encontrado na forma Dânae,  e ainda, no Wikipédia, é possível encontrar pessoas com o nome Danaê. 

Assim como todos os nomes gregos ligados à mitologia, Danae tem seu charme e poder. Assim como Dafne, tem todo potencial para voltar a ser usado com mais frequência. 

Danae Magalhães é uma atriz portuguesa nascida em Durban, na África do Sul. 



By



.




Nenhum comentário:

Postar um comentário