sábado, 26 de setembro de 2015

Cora

.

Cora é a forma latinizada de Kore (em português, Coré). Não foi utilizado como um nome próprio no mundo de fala inglesa até o momento em que foi usado por James Fenimore Cooper para uma personagem no seu romance “O último dos Moicanos” (1826).

Kore significa “donzela” em grego. É um outro nome para a deusa Perséfone. De qualquer forma, muitas vezes é usado como abreviação de Corina, Cordula ou outros nomes que começam com “cor”.

Variantes: Nele, Kora (alemão), Kore, Kore (Mitologia Grega)

Diminutivos: Coretta, Corrie, Corie (inglês)

Outros idiomas: Corinna, Korinna (em grego antigo), Cornelia (romano antigo), Kornelija (croata), Kornelie, Nela (Checo), Cornelia, Cokkie, Corrie, Lia, Lieke (holandês), Corinne, Cornelie (francês), Korina (grego), Kornélia (húngaro), Cornelia (italiano), Kornelia (polonês), Corina, Cornelia (romeno), Kornelija (sérvio);

Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade.  Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás

Cora foi o nome escolhido para a filha do ator brasileiro Thiago Lacerda: a menina hoje tem 4 anos e tem dois irmãos, chamados Pilar e Gael.




By




.