terça-feira, 1 de setembro de 2015

Bluma

.
O nome Bluma significa "flor" em iídiche (a palavra na verdade é “blum”). De qualquer forma, parece muito com a palavra alemã “Blume”, que também significa “flor”, “Blumen”, seu plural.

Em português está muito próximo das palavras “Pluma” (pena/penugem de um pássaro/ave) e também da palavra “Bruma” (nevoeiro).

Nos Estados Unidos a grafia foi modificada e muitas vezes é escrito Blima.

As referências a respeito desse nome são praticamente inexistentes. Encontramos o sobrenome Blum em vários textos e páginas da Internet, mas não o nome Bluma.

Além disso, também associamos o nome com a cidade brasileira de Blumenau, no estado de Santa Catarina, originada a partir da imigração alemã para o Brasil no final do século XIX e início do século XX. A cidade foi fundada em 1850 pelo farmacêutico alemão doutor Hermann Bruno Otto von Blumenau. Chegou ao terreno original da cidade acompanhado de outros 17 imigrantes alemães, que ergueram as primeiras estruturas da futura colônia. O nome da cidade origina-se, portanto, do sobrenome do seu fundador, que significa “Campina Florida” ou “Casa das Flores”.

Talvez Bluma seria um nome muito interessante para alguém cujos pais tem relações ou referências com a cidade de Blumenau. 



By




.

Um comentário:

  1. Acho tão doce! Soa meigo! Gosto, pq pode originar o apelido Blum e lembro da cor azul (blue)! Não fiz associação direta a Blumenau. Fofura pura! Lembra Luma, Luna, Iuna, Úna...só que delicado feito flor ♡

    ResponderExcluir