sábado, 26 de setembro de 2015

Ariel



Ariel é um nome masculino de origem hebraica que quer dizer "leão de Deus". Por ter uma sonoridade mais suave e  por ter sido usado pela Disney para a Pequena Sereia, ele tem sido esmagadoramente usado para meninas. 

A terminação "El" é bastante ambígua: Existem nomes tradicionais masculinos (Daniel, Rafael, Gabriel, Ismael, etc.) e femininos (Isabel, Raquel, Muriel, etc). Por isso, as pessoas dos países de língua portuguesa, nesse caso específico acabaram por adotar o costume americano de usar nomes masculinos para meninas e vice-versa.

Então, forçou-se o surgimento de um nome unissex. Forçadamente, pois, o nome Ariel possui versão feminina: Ariela, Ariella ou Arielle. 

Entretanto, a parte masculina fica meio obscurecida: No Antigo Testamento, Ariel é usado como um outro nome para a cidade de Jerusalém (uma cidade não tem gênero). 


Shakespeare usou-o como o nome de um espírito em sua peça "A Tempestade" (1611), que já foi interpretado por homens e mulheres, e uma das luas de Urano tem esse nome em sua homenagem (e uma lua também não tem gênero, até onde consta). 


Portanto, embora seja do gênero masculino, não é necessário encarar como problemático o uso dele como nome feminino. Em tempos de igualdade de gênero e muitos debates em torno desse assunto, nomes unissex podem ser uma bela alternativa ao conservadorismo. 


Diminutivo: Arik (hebraico)

Formas femininas: Ariella (Inglês), Arielle (Francês)



Outras línguas: 'Ari'el (Hebraico Bíblico), Arihel (Bíblico/latim)




By




.