sábado, 26 de setembro de 2015

Ariel



Ariel é um nome masculino de origem hebraica que quer dizer "leão de Deus". Por ter uma sonoridade mais suave e  por ter sido usado pela Disney para a Pequena Sereia, ele tem sido esmagadoramente usado para meninas. 

A terminação "El" é bastante ambígua: Existem nomes tradicionais masculinos (Daniel, Rafael, Gabriel, Ismael, etc.) e femininos (Isabel, Raquel, Muriel, etc). Por isso, as pessoas dos países de língua portuguesa, nesse caso específico acabaram por adotar o costume americano de usar nomes masculinos para meninas e vice-versa.

Então, forçou-se o surgimento de um nome unissex. Forçadamente, pois, o nome Ariel possui versão feminina: Ariela, Ariella ou Arielle. 

Entretanto, a parte masculina fica meio obscurecida: No Antigo Testamento, Ariel é usado como um outro nome para a cidade de Jerusalém (uma cidade não tem gênero). 


Shakespeare usou-o como o nome de um espírito em sua peça "A Tempestade" (1611), que já foi interpretado por homens e mulheres, e uma das luas de Urano tem esse nome em sua homenagem (e uma lua também não tem gênero, até onde consta). 


Portanto, embora seja do gênero masculino, não é necessário encarar como problemático o uso dele como nome feminino. Em tempos de igualdade de gênero e muitos debates em torno desse assunto, nomes unissex podem ser uma bela alternativa ao conservadorismo. 


Diminutivo: Arik (hebraico)

Formas femininas: Ariella (Inglês), Arielle (Francês)



Outras línguas: 'Ari'el (Hebraico Bíblico), Arihel (Bíblico/latim)




By




.




6 comentários:

  1. Para mim esse nome nunca vai ser masculino, é um nome feminino com certeza, como Raquel e Isabel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre foi um nome masculino, Em portugal é proibido registar garotas com esse nome.

      Excluir
  2. A primeira vez que conheci alguém com este nome foi o instrutor de primeiros socorros e era homem.

    ResponderExcluir
  3. Tolos humanos... Até quando vós maquinareis vossas vontades insignificantes contra os Céus? Ora, se apenas a vontade do homem fosse suficientemente capaz de tornar o universo variável, bem como as Ciencias Expressas pelo Grande Deus Yahaváh em Sua Criacao grandiosa, de certo que o mundo em que nós vivemos já se teria tornado inabitável. Mais que isso: ele haveria totalmente entrado em colapso e totalmente já se teria sucumbido. Se há ainda uma coisa neste mundo que o mantém estável, isto é A Perfeita Luz Do Criador Onipotente e Majestoso, O Qual Sustenta Unicamente pelo Seu Nome Eterno todas as coisas. É claro que, para homens com tao pouca vontade de conhecer Essa Luz, e Esse Deus, o qual em vossas mentes e lábios nao passa de uma simplória ideologia, será totalmente impossível para vós compreender este Mistério Oculto no que falo. Mas, vos alerto que, nem ainda um só fragmento de realidade vós conheceis. E, nem ainda um só vestígio de variacao podem promover. Pois nos mundos espirituais superiores a este, todas estas coisas compreendem uma essencia primária, sustentadas pelos Mazals de Luz e Som que saíram de Dentro Do Ser Do Criador Exaltadíssimo, O Qual Deu A conhecer de Dentro de Si Mesmo a existencia de todas as coisas, as sustentando Pelo Seu Nome. Y no primeiro mundo, H no segundo mundo, V no terceiro mundo e H no quarto mundo, o qual se manifesta nesse. Assim, De Tao Grande que É, Sustenta por cada Letra Hebraica do Seu Nome os mundos Criados Pela Sua Luz. Assim, se levanta do barro, vós que nem podeis sustentar a si mesmos, tao fracos e miseráveis, que até mesmo o mais insignificante e menor dos insetos é capaz de lhes causar dano ou mesmo a morte, e erguem vossas vozes aos Céus, incomodando os Ouvidos Da Sua Majestade, achando que a vossa justica e vosso pensamento sao capazes de subir ao mais alto nivel dos Céus, rompendo as dimensoes sagradas, para dizer Ao Todo Poderoso Yahaváh que Ele Deve Ser como vós quereis que Ele Seja? Tolos! Insuportável é para Ele as vossas tentativas soberbas de acharem que podem tocar os Céus com vossa humanidade! E, somente nao vos destrói por causa do Clamor do Sangue Do Seu Filho. Ademas, está breve O Dia De Sua Ira.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho um nome lindo! Mais o pessoal usa em gatos.

    ResponderExcluir