quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Ariana

.
Ariana, grafado também como Arianna, é a forma italiana de Ariadne. Significa, nessa lógica, “mais sagrado”, composto dos elementos do grego αρι (ari) "mais" e αδνος (adnos) "santo". Na mitologia grega, Ariadne era a filha do rei Minos. Ela se apaixonou por Teseu e o ajudou a escapar do labirinto e do Minotauro, mas mais tarde foi abandonada por ele. Eventualmente, ela se casou com o deus Dionísio.

Outra variante do nome é Aryana, e aqui estão listadas suas grafias em outros idiomas: Ariadna (Catalão), Arijana (croata), Ariane (holandês), Ariane, Arianne (francês), Ariane (alemão), Ariadne (mitologia grega), Arianna (italiano), Ariadna (polonês), Ariadna (russo) , Ariadna (Espanhol).

De acordo com os dados da Arpen/SP, em São Paulo, no ano de 2014, foram registradas apenas 16 meninas chamadas Ariana. Já Ariane, a forma francesa, holandesa e alemã do nome, obteve 67 registros.

Ainda, obteve 23 registros o nome na grafia Aryane, e outros 23 na grafia Ariany. Assim, de acordo com essa amostragem do estado de São Paulo, Ariana/Ariane é um nome raro e incomum.

Uma famosa portadora do nome é Arianna Huffington Stassinopoulos, uma escritora conhecida por ter feito uma biografia de Picasso.

L'Arianna é uma das primeiras óperas, escrita por Claudio Monteverdi. Ela é baseada no mito grego de Teseu e Ariadne; Lamento d'Arianna, ou Lament de Arianna, é uma ária muito comovente.

É um nome que tem uma aura nobre, encaixaria bem em uma princesa ou rainha. Porém, infelizmente, tem a conotação racista por ser muito associado à “raça ariana”, conceito racial em voga no início do século XX, principalmente na Alemanha nazista.

Ariana dos Países Baixos, princesa de Orange Nassau (nascida Ariane Wilhelmina Máxima Inés a 10 de abril de 2007, em Haia) é a terceira filha do rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos e da rainha Máxima dos Países Baixos. Ocupa o terceiro lugar na linha de sucessão ao trono, atrás das duas irmãs mais velhas, as princesas Catarina Amália e princesa Alexia.


By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário