sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Amélia



O nome Amélia é uma variante de Amália, muitas vezes confundido com Emília, que tem origem diferente. O nome se tornou popular na Inglaterra após a Casa Alemã de Hanover ter subido ao trono britânico no século XVIII, sendo suportado pelas filhas de George II e George III. 

Com relação ao seu significado, Amélia / Amália é a forma latinizada do nome germânico Amala, uma forma abreviada de nomes que começam com o elemento "amal",  que significa "trabalho".

Outros idiomas: Amelia, Amalia (germânico antigo), Amalija (croata), Amalie (Checo), Amelia, Amalia (holandês), Amelia, Amilia, Emelia, Millie, Milly (Inglês), Amélie (francês), Amelia, Amelie, Amalia, Amalie (alemão), Amália (húngaro), Amelia, Amalia (italiano), Amalija (lituano), Amelia (polonês), Amalia (romeno), Amália (eslovaco), Amalija (esloveno), Amelia, Amalia (Espanhol).

Em São Paulo, no ano de 2014, segundo dados da Arpen/SP, foram registradas 12 Amálias, mas nenhuma Amélia.

Desconsiderando isso, para quem frequenta fóruns de nomes próprios brasileiros, é possível identificar uma quantidade interessante de pessoas que gostam do nome Amélia, e os ostentam em suas listas.

É uma aposta que talvez, daqui há 5 ou 10 anos, Amélia seja um nome popular, enquadrado dentro do top 10 brasileiro. Em Portugal, essa tendência já está mais forte: Amélia teve 50 registros no ano de 2014, de acordo com o Ranking português, e isso é uma quantidade considerável levando em conta o número pequeno de nascimentos por lá. 

Há sentimentos mistos sobre Amélia no Brasil: Há aquele nítido encantamento pelo nome, mas ao mesmo tempo, o medo da imediata associação com a música (Amélia é que era mulher de verdade....).

No entanto, a música não é desse tempo. As pessoas adultas já não lembram mais dela, o que dirá crianças nascidas agora. Portanto, esse não é argumento para deixar de usá-lo (se músicas acabassem de uma vez por todas com os nomes, não existiriam mais Carolinas no mundo).

Amélia é lindo e delicado sem perder a personalidade. Além disso, é nome de imperatriz aqui no Brasil. Amélia Augusta Eugênia Napoleona de Beauharnais (Amélie Auguste Eugénie Napoléone de Beauharnais) nascida em Milão, em julho de 1812, falecida em Lisboa em janeiro de 1873, Duquesa de Leuchenberg, foi a segunda imperatriz consorte do Brasil, como esposa de Dom Pedro I. 




By





.

3 comentários:

  1. Acho bonito mas não gosto do significado.

    ResponderExcluir
  2. Descobri que Amélia é o nome de uma flor. Fiquei ainda mais encantada!

    ResponderExcluir
  3. me chamo Amélia, como pode ! o significado tem exatamente tudo a ver comigo! a lei da atração!

    ResponderExcluir