terça-feira, 29 de setembro de 2015

Allegra



Significa "alegre, animada" em italiano. Não é um nome tradicional italiano. É um nome literal na Itália, talvez despontando a partir de uma tendência hippie.

Allegria (inglês) e Alegria (português) poderiam ser consideradas variantes cognatas.

Allegra Byron foi uma filha ilegítima do poeta conhecido como Lord Byron e Claire Clairmont. Foi entregue ao pai com 15 meses de idade, e passou a viver em um convento católico, onde morreu aos cinco anos de tifo ou malária. Seu pai mostrou inconsistente interesse paternal nela.

A personagem mais conhecida com esse nome é, talvez, Allegra Versace. Ela é filha de Donatella Versace, irmã de Gianni Versace, dono de uma grife badaladíssima. Seu tio foi morto a tiros e ela recebeu como herança 50% do seu império ao completar 18 anos. 

Ela frequentemente aparece na imprensa como alvo de especulações acerca de uma possível anorexia. Embora seu nome signifique “alegre”, Allegra foi descrita na infância como uma criança séria e brilhante.

Allegra é um nome interessante para quem gosta de nomes literais, mas não tem coragem suficiente para adotar um literal em língua portuguesa. Afinal, muito diferente de um nome como Alegria, é usar um nome que significa Alegria em outra língua.

No Brasil, ele ficou um pouco prejudicado pelo antialérgico Allegra, que é razoavelmente conhecido pela população. Aliás, é de imaginar que muita gente sofra de alergias, afinal, em todos os fóruns onde perguntei sobre Allegra, várias pessoas comentaram sobre ele.

Entretanto, a marca que tem um  nome de gente e não o contrário. Assim, não vejo demérito. É um nome tão elegante e bonito que o fato de uma empresa ter escolhido para sua marca de remédio não importa.No Brasil, ele ficou um pouco prejudicado pelo antialérgico Allegra, que é razoavelmente conhecido pela população. Aliás, é de imaginar que muita gente sofra de alergias, afinal, em todos os fóruns onde perguntei sobre Allegra, várias pessoas comentaram sobre ele.

Entretanto, a marca que tem um  nome de gente e não o contrário. Assim, não vejo demérito. É um nome tão elegante e bonito que o fato de uma empresa ter escolhido para sua marca de remédio não importa. 



By




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário