quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Abraão



Abraão é um nome bíblico que vem ao encontro da tendência atual de usar nomes bíblicos para o batismo dos filhos de pessoas evangélicas/ cristãs no Brasil. 

Está é a forma portuguesa do nome, que tem inúmeras variações em diversas línguas. A forma hebraica original, Avraham, pode ser vista no sentido de "Pai de Muitos" ou então como uma contração de Abram, que vem de הָמוֹן (hamon) significando "muitos, multidão". 

De acordo com Gênesis 17:5, o Abraão bíblico foi originalmente chamado de Abrão, mas Deus mudou seu nome. Ele levou seus seguidores de Ur para Canaã, e é considerado pelos judeus como sendo o fundador do povo/cultura/tradição dos hebreus através de seu filho Isaac, e pelos muçulmanos considerado o fundador do povo árabe através de seu filho Ismael. 

Por isso, ele é considerado o fundador das três das maiores correntes religiosas da humanidade: O judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Entretanto, historiadores e arqueólogos nunca encontraram nenhum indício da sua existência real. 

Como um nome inglês cristão, Abraham (a forma inglesa) tornou-se comum depois da Reforma Protestante. Tanto que um dos portadores mais famosos do nome foi Abraham Lincoln (1809-1865), o presidente norte-americano durante a Guerra Civil Americana. 

Variante: Avraham (hebraico)

Diminutivos: Abe, Bram (Inglês), Abe (judeu), AVI (hebraico), Braam, Bram (holandês)

Outras línguas: Ebrahim, Ibraheem, Ibrahim (em árabe), Abraão (grego bíblico), Avraham (Hebraico Bíblico), Ibro (Bósnia), Ibragim (chechena), Aabraham, Aapo (finlandês), Abraão, Abrão (Geórgia), Braam ( limburguês), Ibragim (Ossétia), Ebrahim (persa), Abram (russo), İbrahim (turco), Ibrahima (Oeste Africano);

Em português, Abraão nunca foi um nome apreciado. Talvez por que tanto suas iniciais como sua terminação são fortes e marcantes, é um nome quase que agressivo. 

Possivelmente, trata-se de um nome comum entre os praticantes da religião judaica. Um dos primeiros "Abraão" que encontramos na Wikipedia é Abraão Usque, um judeu português do século XVI exilado na Itália devido às perseguições aos judeus em Portugal. Lá ele se tornou escritor e publicou várias obras.

Provavelmente por conta da onda evangélica que ocasiona manifestações religiosas mais profundas no Brasil, foram registrados 104 meninos chamados Abraão em 2014, no estado de São Paulo, de acordo com dados da Arpen/SP. 



By





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário