terça-feira, 22 de setembro de 2015

Abigail

.



Abigail origina-se do nome hebraico ('Avigayil) que significa "meu pai é alegria". Como um nome inglês, se tornou popular depois da Reforma Protestante principalmente entre os puritanos. Em termos cristãos, muitas vezes se refere à “pai” como “Deus’, então, num sentido mais amplo, Abigail poderia significar “Deus é Alegria”.

Tem como variantes: Abegail, Abigayle (Inglês), e diminutivos: Abadia, Abbi, Abbie, Abby, Gail, Gayla, Gaila, Gale, Gayle (inglês). Em outros idiomas temos: Abigaia (grego bíblico), 'Avigayil (Hebraico Bíblico), Apikalia (havaiano), Abigail (hebraico), Abigel (húngaro), Abi (escocês), Abigail (Espanhol)

Abigail é o nome da mulher do rico Nabal, mencionado na Bíblia. Abigail casou-se com o Rei David depois da morte do primeiro marido. David desejara a morte de Nabal, mas Abigail dissuadiu-o de consumar o crime.

Abigail Smith Adams, foi esposa de John Adams, segundo presidente dos Estados Unidos; Abigail Kathleen Breslin é uma atriz norte-americana, uma das atrizes mais jovens a ser nomeada para um Oscar; Abigail Spears é uma tenista profissional dos Estados Unidos; Abigail é o segundo disco da banda de King Diamond, lançado em 1987. Abigail II: The Revenge é o décimo álbum de King Diamond, lançado em 2002. 

Tornou-se comum, especialmente entre os puritanos, depois da Reforma Protestante. É largamente difundido em países de língua inglesa, mas podemos dizer que se trata de um nome internacional, pois é conhecido em várias nações que falam diferentes línguas. Nos Estados Unidos, por exemplo, no ano de 2015 Abigail constou no 7º lugar no ranking feminino de nomes mais usados.

Ainda consta nos rankings mais recentes da Inglaterra e País de Gales (51º), Canadá (8º), Austrália (32º), Chile (84º), Irlanda (56º), México (35º), Holanda (347º), Nova Zelândia (32º), Irlanda do Norte (34º), Escócia (57º). Portanto, se sua filha se chamar Abigail e morar fora do país, não terá nenhuma dificuldade de pronúncia ou de estranheza quanto ao seu nome.

Na Itália, o nome tem uma difusão limitada, principalmente devido à um personagem da ópera de Verdi, Nabuco.

No Brasil, Abigail é o nome de 10.122 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O maior pico de registros foi nos anos 50, depois eles caíram até um número bem baixo nos anos 80. Após os anos 90, entretanto, voltou a subir.  O estado de maior frequência é Roraima. Atualmente, é bastante incomum o registro de Abigail como nome de bebês, sendo que a lista da Arpen/SP aponta o nascimento de apenas 28 meninas assim chamadas no ano de 2015.

Referências:

Abigail Breslin, atriz norte-americana;
Abigail Filho, poetisa, diretora e roteirista americana;
Abigail Elizalde, modelo mexicana;
Abigail Fillmore, primeira dama norte-americana;
Abigail Hensel, gêmea siamesa norte-americana (com a irmã de Brittany);
Abigail McCary, modelo americana;
Abigail Spears, jogadora de ténis americana;
Abigail Washburn, cantora e musicista norte-americana;











.

Nenhum comentário:

Postar um comentário