sábado, 8 de agosto de 2015

Vicência

.

Vicência é uma forma portuguesa feminina de Vicente - enquanto a forma italiana é Vincenza - e vem do latim "vincere", ou seja, "vencedor, aquele que vence".

Vicência é um município brasileiro no estado de Pernambuco. Ao município foi dado esse nome pois o povoado começou a se desenvolver a partir da construção de uma capela próxima a residência de uma senhora chamada Vicência Barbosa de Melo. Ou seja, antes de ser o nome do município era o nome de uma pessoa. 

Personalidades portadoras do nome: 

Vicência de Bragança, filha de D. Jaime, 4º Duque de Bragança, freira no Mosteiro das Chagas de Vila Viçosa, conhecida como Madre Vicência do Espírito SantoMaria Vicência Bressane Leite (Santa Maria dos Olivais, freguesia de Lisboa, c. 1783 – São Gonçalo do Sapucaí, 28 de junho de 1868) é uma das pretensas noivas do poeta português Bocage. 

Vicência Militello Martelli, conhecida como Vic Militello (São Paulo, 17 de fevereiro de 1943), é uma atriz brasileira, Ganhou os principais prêmios de interpretação e seus principais trabalhos no cinema foram em Beijo 2348/72, Bellini e a Esfinge e O Homem do Ano. Na televisão, participou de telenovelas como Estúpido Cupido (1976/1977), Vereda Tropical (1984/1985) e Kubanacan (2003/2004), todas da Rede Globo. Na Rede Bandeirantes, participou de Floribella.

Acho a sonoridade de Vicência marcante e forte, pelo fato de começar pela inicial V, ter uma terminação diferenciada da maioria dos nomes femininos e pelo acento circunflexo no meio do nome, que torna a tonicidade fechada.


Acredito que seja uma ótima opção para os adeptos de Valentina que se incomodam com sua demasiada popularidade no Brasil. 




By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário