sábado, 8 de agosto de 2015

Veridiana

.




Veridiana é a forma portuguesa (Brasil) - enquanto Viridiana é a forma espanhola - de Viridianus, um cognome romano antigo. Deriva do elemento romano gentio "Viridius".

Viridius pode ter dois significados: A partir do latim "Viridis", ou seja, "verde". Ou a forma latinizada de Viridios, de origem celta e de significado desconhecido. Há uma teoria que deriva do proto-celta "wird", ou seja, "verde", ou a partir de wīrjā, ou seja, "verdade" combinado com di- "a partir, tem" (que significa, portanto, "aquele que tem a verdade"). 

Viridiana é um filme de 1961 dirigido por Luis Buñel e produzido na Espanha por Gustavo Alatriste. Dividiu a Palma de Ouro do Festival de Cannes com Une Aussi Longue Absense. No filme, a protagonista chama-se Viridiana, que se envolve com seu tio Don Jaime, e passa a ser vítima de toda uma trama sádica. 

Veridiana Victoria Rossetti era uma engenheira agrônoma brasileira. Foi a primeira mulher no Brasil formada em Engenharia Agrônoma a exercer a a profissão, e durante a vida, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.

Veridiana Valéria da Silva Prado foi uma aristocrata, proprietária de terras e intelectual brasileira. Uma mulher da alta sociedade que marcou profundamente a vida cultural da cidade.

Veridiana Toledo  é uma atriz brasileira. Formada pela Teatro Escola Célia Helena. Casada com o ator Marcelo Galdino com quem tem um filho chamado Ian, nascido em 2012.

Veridiana Mostaço da Fonseca é uma voleibolista indoor brasileira que atua na posição de líbero

Na novela Malhação, Amanda Richter interpretou a vilã Veridiana. 








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário