segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Teodora & Theodora




Theodora/Teodora  é a forma feminina de Theodore/Teodoro. O nome significa “presente de Deus” ou “dom de Deus”, a partir do nome grego Θεοδωρος (Theodoros), com os elementos gregos θεος (theos) "deus" e δωρον (Doron) "presente". Este nome era comum no Império Bizantino, sendo suportado por várias imperatrizes incluindo a influente esposa de Justiniano, no século VI.

Diminutivos: Dora, Doreen, Doretta, Dorinda, Dorean, Dorine, Dorita (Inglês), Dora (grego)

Formas masculinas: Theodore (Inglês), Theodoros (grego), Theodoros, Theodorus (em grego antigo)

Outros idiomas: Teodora, Todorka (búlgaro), Theda (alemão), Teodora, Dora (húngaro), Teodora (italiano), Teodora, Todorka (macedônio), Teodora (polonês), Teodora (Português), Teodora (romeno), Feodora , Fedora (russo), Teodora (sérvio), Teodora (espanhol), Teodora, chá, Thea (sueco).

Há uma tendência a resgatar nomes como este, agora e daqui há alguns anos, em substituição e reação aos nomes de meninas agraciados como “melhores” hoje em dia. Tanto que no Brasil, em São Paulo/SP, no ano de 2014, foram registradas 96 meninas chamadas Teodora (somando-se as duas grafias, com e sem H). Não é um número muito grande se considerado o total, mas indica que o nome vem crescendo na preferência dos brasileiros.

As várias imperatrizes bizantinas com esse nome, lhe conferem historicidade. Não é um mero nome inventado, sem significado, usado em demasia com o pretexto de ser moderno. Particularmente, acho esse nome incrível, raro e refinado. Princesa Teodora da Grécia e Dinamarca, falecida em 1969 foi a segunda filha do príncipe Andrew da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, casada com o príncipe Berthold e teve três filhos. Já a outra princesa Teodora da Grécia e Dinamarca, nascida em 1983, é a filha mais nova do ex-rei Constantino da Grécia e sua esposa, Rainha Ana Maria.




Mesmo quem gosta de nomes mais delicados, não pode negar a elegância e sofisticação de Theodora. Alguns famosos têm percebido essa disposição, tanto que a atriz britânica Kazia Pelka e Brian Jordan tiveram uma filha chamada Theodora Jordan, nascida em 2000; A filha de Robbie Williams também se chama Theodora Rose Williams.

Para quem gosta de apelidos, são vários os que podem ser utilizados, a começar por Theo/Thea e Dora. Conforme a criança cresce, Theodora lhe soa confiável, profissional, séria e adulta. Sendo assim, agrada a todos os gostos em termos de apelidos. Recentemente, Theodora foi escolhido como o nome da bruxa má do leste, no filme da Disney "Oz, Mágico e Poderoso", interpretado pela atriz Milla Kunis (foto).

Imperatrizes e aristocratas do Império Bizantino:

Teodora (esposa de Constâncio Cloro) (fl. 305) - esposa do imperador Constâncio Cloro.
Teodora (esposa de Justiniano) (500–548) — esposa do imperador Justiniano I.
Teodora da Cazária (fl. 711) - esposa de Justiniano II.
Teodora (esposa de Teófilo) (815–867) — do imperador Teófilo.
Teodora (esposa de Romano I) (m. 922) — esposa do imperador Romano I Lecapeno.
Teodora (984-1056) — chamada de "Porfirogênita".
Teodora (esposa de Opsites) - bizantina, esposa do rei laze Opsites
Teodora (filha de Constantino VII) - chamada de "Porfirogênita", filha do imperador Constantino VII, irmã de Romano II e esposa de João I Tzimisces; n. ca. 946
Teodora Ana Ducaina Selvo (1058-1083) — princesa bizantina, filha do imperador Constantino X


Teodora Teofilacto - aristocrata romana, esposa de Teofilato I e senadora do século X.



By




.

6 comentários:

  1. A pesquisa mais completa sobre o nome. Amo esse nome e seu significado, o escolhi principalmente por isso para dá-lo a minha filha, Theodora Becker. Amo pronunciar!

    ResponderExcluir
  2. Minha neta chama- se Teodora acho lindissimo como ela

    ResponderExcluir