sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Tanandra

.

Tanandra aparentemente foi inventado e não possui significado. Pode ser uma junção de nomes, como por exemplo Tânia + Sandra, ou uma composição a partir do nome dos pais, como por exemplo, Tancredo + Leandra. 

Pode ser inspirado em outros nomes com Andra, como Cassandra por exemplo. Posso supor que alguém tenha formulado o nome a partir dos termos gregos ταν (quando) e andros (homem), porém, não formula um significado com sentido. 

De qualquer modo, há muitas meninas nascidas possivelmente na década de 80 portando esse nome, como por exemplo, Tanandra Assmann (Candelária, RS), que foi uma das candidatas finalistas do Miss Rio Grande do Sul 2012.

No facebook são muitas meninas chamadas Tanandra, especialmente oriundas do Rio Grande do Sul: A Tanandra Hermans, Tanandra da Silva Jorge, Tanandra Knetz, Tanandra Gallas, e vários outros exemplos. 

No IBGE, na plataforma Nomes no Brasil, Tanandra é o nome de 181 pessoas, sendo que começaram a ser registradas em 1980, tiveram leve crescimento em 1990 e depois caíram consideravelmente nos anos 2000. Outro dado curioso é os três estados onde Tanandra é mais frequente: Piauí, Maranhão e Rio Grande do Sul, respectivamente. 

Em algum momento os pais se inspiraram em alguma coisa para colocarem esse nome, ou alguém inventou e os demais copiaram. Na internet, não encontrei nenhuma referência de personagem famoso, pessoa famosa e nada parecido que possa justificar o uso do nome. 

Portanto, até que se prove o contrário, Tanandra é um nome inventado, sem significado, história, etimologia ou variante. Sem versão masculina e sem referências em personalidades históricas ou contemporâneas. 

Por mais que seja inventado, é um nome que tem sonoridade boa, é criativo e ninguém morreria de vergonha por se chamar Tanandra. Porém, o chato desse tipo de nome é que não tem mesmo um significado e uma história por trás dele. 

Porém, daqui há 100 anos talvez, as próprias Tanandras façam história e levantem a perspectiva do nome. É uma boa oportunidade ter um nome inventado, olhando desse ponto de vista: a pessoa portadora do nome, poderá construir a própria fama e dar significado a ele.

É isso que esperamos das nossas Tanandras 



By




.

3 comentários:

  1. Me chamo Tanandra . Entao são 182 pq em 1995 queria tanto que tivesse um significado. Não tenho vergonha do meu nome porém o mais chato é quando alguém pergunta o seu nome ai vc fala TANANDRA ai a pessoa pergunta mais 3 ou r vezes por não conseguir pronunciar . Isso me chateia bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal achei mais uma Tanandra, tbm me chamo Tanandra e passo pela mesma coisa q vc sobre n entenderem ou n sabem pronunciar o nome direito 🤦‍♀️

      Excluir
  2. Coloquei esse nome em minha prima filha!!! Tenho muito orgulho da minha filha!!! É uma benção!!!!

    ResponderExcluir