quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Solano



Solano é um nome utilizado desde a Idade Média, predominantemente na Espanha, a fim de designar locais muito ensolarados, bastante expostos ao sol. Como os sobrenomes das pessoas muitas vezes tinham a ver com o local do qual elas eram originárias, muitas famílias passaram a adotar o sobrenome “Solano”.

Essas famílias, provenientes dessas localidades, deram uso ao sobrenome Solano. A partir disso, ele acabou aparecendo em outras grafias na França e Inglaterra, como por exemplo, Solan, Sollon, Sollom, Sollam, Solon, Solleme, Solime e com alguma ligação, também, Sollis e Sollas.

Pode ser considerado ainda um sinônimo de “pequeno sol”. E como Solano é a denominação dada para o vento que sopra na Espanha, vindo do deserto do Saara, seco e quente, também atribui-se a Solano o significado de “Vento do Levante”.

Embora não haja ligação etimológica, simbolicamente pode servir a pais com alguma ligação com a música, já que pode ser facilmente relacionado com a nota musical "Sol". 

A responsabilidade pelo seu uso como nome próprio provavelmente vem do desejo de homenagear o frade franciscano Francisco Solano, conhecido somente como Padre Solano. O espanhol, cujo nome completo era Francisco Sánchez Solano Ximénez acabou por disseminar o nome pelo mundo.

Como importantes personalidades portadoras do nome, podemos citar Solano Trindade, poeta, pintor, ator e cineasta brasileiro; Solano Constâncio, jornaista português, intelectual cosmopolita liberal do Pré-Romantismo; Solanus Casey, frade capuchinho norte-americano; Francisco Solano López, presidente do Paraguai durante a Guerra do Paraguai; Afonso Solano, escritor e ilustrador brasileiro; Mateus Solano, ator brasileiro;

O nome Solano, apesar de ser originalmente um sobrenome, tem várias qualidades. É raro e exclusivo, ao mesmo tempo que não causa espanto num primeiro momento; é também um nome másculo e forte, que contrabalança muito bem com o significado “solar”. 



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário