sábado, 15 de agosto de 2015

Sansa

Sansa, na temporada 4 de Game of Thrones, interpretada
pela atriz Sophie Turner. 
Sansa é um nome inventado pelo autor americano George R. R. Martin Para Sua épica série de livros de fantasia "Crônicas de Gelo e Fogo". Lady Sansa Stark é a segunda filha de Eddard e Catelyn Stark. Aparece na série Game of Thrones interpretada por Sophie Turner. 

Sansa Sig, em sueco, significa "sossegar" ou "Recuperar Julgamento" (embora o Google Tradutor aponte a tradução de “sansa sig” em sueco para “Seus sentidos”). O que nos leva a pensar que é exatamente o que acontece com o seu caráter durante todo o curso da série. A personagem inicia sendo uma menina imatura e sonhadora, para ir amadurecendo aos poucos até se tornar uma das melhores jogadoras do Jogo dos Tronos.

Por outro lado, Sansa também significa “Chance, Oportunidade” em romeno.
Entretanto, acho que a origem do nome está muito mais em Sancha, o feminino de Sancho, que trata-se de uma forma espanhola do nome em latim antigo “Sanctius”, significando “Santo, Santa”. O nome Sancha tem maior proeminência em Portugal e Espanha, mas pode muito bem ter servido de inspiração para a invenção de George R.R Martin, visto que é necessária apenas uma pequena alteração de grafia.

Além disso, Sancha era reconhecidamente um nome da nobreza: Sancha de Aragão era filha da Casa de Aragão que governou Nápoles em 1400; Sancha (1153-1159) era filha de Dom Afonso I de Portugal e sua esposa Maud; Sancha (1182-1229) era filha de Dom Sancho I de Portugal e sua esposa Dulce; Sancha (1264-1302) era filha de Dom Afonso III de Portugal e sua segunda esposa Beatriz.

Assim, o autor pode ter se inspirado em várias coisas para criar o nome de Lady Sansa Stark. Mas de qualquer modo, foi extremamente feliz: Ele parece monárquico, aristocrático, perfeito para uma moça de família importante na Idade Média. Daquelas moças educadas para serem duquesas, condessas ou princesas.

A proximidade da sonoridade com Sancha faz com que, na minha opinião, o nome possa sair da personagem e passar a habitar em pessoas do mundo real. Estamos próximos disso: a mamãe do Blog Potencial Gestante deu à sua filha o nome Constança e o apelido dela é... Lady Sansa!

Já que a séculos os autores vem inventando nomes (Desdêmona, Loredana, Iracema, Vanessa...) e as pessoas passam a usá-los depois de ler suas obras literárias, não vejo problema em utilizar Sansa. Aliás, só vejo atributos. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário