domingo, 9 de agosto de 2015

Sabrina

.



Sabrina é a forma latinizada de Habren, o nome Galês original do rio Severn. De acordo com Geoffrey de Monmouth, Sabrina era o nome de uma princesa que se afogou no Severn. Supostamente, o rio foi nomeado em homenagem a ela, mas é mais provável que o seu nome foi realmente derivado daquele do rio, que é de significado desconhecido.

Foi popularizado como um nome dado para a peça de Samuel A. Taylor “Sabrina Fair” (1953) e a adaptação para o cinema que se lhe seguiu o próximo ano. É um nome com conexões cinematográficas excelentes, especialmente com Audrey Hepburn interpretando Sabrina no filme de 1953.

A única variante possível é Sabryna, utilizado em inglês. Outras variantes com H ou outras letras modificadas não passam de meras estropiações, porém, não são freqüentes já que Sabrina não é um nome que abre margem para outras grafias mirabolantes.

Embora não esteja dentro do Top 100 brasileiro (extra-oficial, organizado pelo Baby Center Brasil), Sabrina teve 504 registros em São Paulo no ano de 2014, segundo a Arpen/SP. No estado de São Paulo, o nome tem popularidade próxima a Elisa, Luísa (com S) e Giovana. Já em Portugal, Sabrina teve apenas 11 registros no ano de 2014.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Sabrina é o nome de 179.643 pessoas pesquisadas durante o Censo, o que faz desse o nome o 95º nome feminino mais usado no Brasil. O estado de maior frequência é Santa Catarina, e até os anos 60 os registros eram bastante raros, mas foram subindo gradativamente depois dos anos 70, atingindo seu auge nos anos 2000. A grafia Sabryna tem 521 representantes. 

No Brasil, o nome ficou conhecido através da série – e filmes – “Sabrina, aprendiz de feiticeira” – cuja protagonista era interpretada pela atriz Melissa Joan Hart. Podemos citar ainda Sabrina, cantora portuguesa que venceu o Festival RTP da Canção de 2007; Sabrina Boing Boing, integrante da banda brasileira Sexy Dolls; Sabrina Bryan, cantora, dançarina e atriz estadunidense; Sabrina Greve, atriz, roteirista e diretora brasileira; Sabrina Parlatore, apresentadora e modelo brasileira; Sabrina Salerno, geralmente conhecida como Sabrina, cantora italiana; Sabrina Sato, apresentadora, repórter, comediante e modelo nipo-brasileira;

Além disso, existe uma ilha vulcânica formada em 1811 por uma erupção ao largo da Ilha de São Miguel, nos Açores, que foi nomeada como Ilha Sabrina.

Evidentemente, por conta da popularidade de Sabrina, aprendiz de feiticeira, a pessoa nomeada assim possivelmente irá encarar muitas perguntinhas metidas a engraçadas como “Sabrina, como a bruxa?”, ou “Omg, é a bruxa adolescente”, ou “Você é aprendiz de feiticeira?”. Entretanto, para um bebê nascido hoje, a série e o filme da bruxinha serão uma memória desbotada, e mesmo assim, depois de Harry Potter, ser bruxa não tem nada de pejorativo.

É único, sem soar forçado, pode ser considerado tanto casual quanto formal, nunca esteve na moda e nunca foi considerado exótico demais. É um nome bonito, elegante, com ar de mistério em torno dele, com vibrações mitológicas e medievais. O mundo poderia usar Sabrina um pouco mais (ou não).

Enfim, Sabrina ganha pontos por que não se trata de um nome excessivamente utilizado, e ao mesmo tempo, não é antiquado, pesado ou ultrapassado. Ele é feminino sem ser enjoado, e fresco e divertido sem soar infantil. Não é daqueles nomes ultra-femininos que só de ouvi-lo as pessoas imaginam um quarto cor-de-rosa, uma menina que se veste como princesa e cresce a usar babados e roupas rosa Pink, como uma Barbie. Mas não deixa de ter sua delicadeza e feminilidade. 


Referências:

Sabrina Bryan, dançarina, atriz e cantora;
Sabrina Carpenter, atriz, cantora e dançarina;
Sabrina Duranti, dubladora e diretora de dublagem italiana;
Sabrina Ferilli, artista e atriz italiana;
Sabrina Garciarena, atriz argentina;
Sabrina Impacciatore, atriz e imitadora italiana;
Sabrina Lloyd, atriz norte-americana;
Sabrina Marinangeli, cantora e dançarina italiana;
Sabrina Paravicini, atriz, diretora, escritora italiana;
Sabrina Salerno, cantora, artista e atriz italiana;
Sabrina Setlur, cantora alemã;
Sabrina Siani, atriz italiana;




.


8 comentários:

  1. Nss mano...amei o nome Sabrina e o meu nome é Sabrina kkk

    ResponderExcluir
  2. Amei, sempre gostei do meu nome

    ResponderExcluir
  3. Eu procurando gostar do meu nome e achei o texto mais adequado e lindinho

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Sabrina 😃

    ResponderExcluir
  5. Gente me encantei.me chamo sabrina e fiquei muito feliz em saber que existe um filme de 1953 que conta a historia da princesa do rio severn.amo a origem do meu nome e o seu significado.amo o mistério que esse nome transmite sem tirar a d.fielicadeza feminina.tambem amo os livros de romance da coleção sabrina fica a dica garotas que adoram romance.

    ResponderExcluir