sábado, 22 de agosto de 2015

Nazaré

.

Nazaré enquadra-se na categoria de nomes geográficos, ou seja, nomes que já foram usados para nomear cidades e países, ou localidades. Nem todos podem ser usados como nome próprio, mas este é um nome que já vem sendo usado em pessoas há um considerável tempo.

Do hebraico נָצְרַת, transl. ərat, hebraico tiberiano əra, em árabe: الناصرة, transl. an-ira ou an-Naseriyye) é a capital e maior cidade do distrito Norte de Israel. Também funciona como uma capital árabe para os cidadãos árabes de Israel que constituem a vasta maioria da população local.

Escritores amadores supõem que nazareno, significando “da vila de Nazaré” era confundido com “nazireu”, que significava um judeu separado dos demais que fazia votos de não tocar em cadáveres, não cortar cabelo e barba, não tocar em uvas e subprodutos. Desde o tempo de Eusébio de Cesareia, entretanto, especula-se que Nazaré deriva de “netser”, um “ramo” ou “broto”.

No Evangelho de Felipe está disposto que Nazaré vem do nome nazara, que significa “verdade”.

A sonoridade não é estranha aos ouvidos das pessoas – quem não lembra da vilã Nazaré Tedesco da novela Senhora do Destino? – e é semelhante a outros nomes como Noé, Tomé ou Salomé. O enfoque da oxítona torna o nome marcante, impactante e bastante exclusivo nos dias de hoje.

O nome também possui uma associação religiosa, pois foi o local onde nasceu Maria e onde Jesus passou sua infância, sendo que muitos textos se referem a ele como Jesus de Nazaré ou ainda, Jesus, o Nazareno. A cidade é um centro de peregrinação cristã, com muitos santuários celebrando as histórias bíblicas. O nome Nazaré, portanto, não será um desconhecido pois a ligação com a religião é muito forte.

No entanto, não necessariamente os pais tenham que ser religiosos para escolher esse nome, dada a conotação geográfica. Entretanto, não é possível encontrar o nome Nazaré em nenhum ranking brasileiro, e em Portugal, ano passado, nasceu apenas uma Nazaré.




By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário