segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Nadine

.

Nadine é daqueles nomes que são elaboração da elaboração, portanto, precisa de uma boa dose de paciência para se chegar ao significado. Vamos lá: Nadine é a forma francesa elaborada a partir de Nádia, que por sua vez é variante de Nadya, usado no mundo ocidental como transcrição no nome eslavo Nadezhda.

Nadezhda significa “esperança” em eslavo. Tem como variantes Nadejda (russo), Nadejda (Búlgaro), e como diminutivos, os nomes Nadia, Nadya (russo), Nadia, Nadya (búlgaro), Nadia, Nadiya, Nadya (ucranianos). Além disso, possui variantes em outros idiomas:

Nadezda, Nada (Checo), Nadia, Nadine (Inglês), Nadège, Nadia, Nadine (francês), Nadine, Nadja (alemão), Nadia (italiano), Nadezda (letão), Nadezda (sérvio), Nadezda (Eslovaca), Nadja (esloveno).

Nadine se tornou um nome absolutamente internacional, reconhecível em praticamente qualquer país e pronunciado praticamente da mesma forma em vários deles.

É um nome que, apesar da origem eslava, tem sua “pegada” francesa, e como quase todos os nomes franceses, apresenta doçura, feminilidade e singeleza.  Ele é sofisticado e terno sem ser irritante.

Quem gosta de apelidos, pode usar “Nadi” ou “Dine”, e o nome acaba se transformando numa alternativa a vários nomes mais conhecidos, como Aline, Jaqueline, etc.

Apesar de todas essas qualidades, Nadine é um nome muito desvalorizado no Brasil e em outros países de língua portuguesa.


Nadine é o nome do meio da cantora Alanis Morissette: Alanis Nadine Morissette; Nadine Coyle é uma cantora no grupo pop Girls Aloud; A atriz australiana Nadine Garner e a atriz americana Nadine Velasquez também compartilham o nome. Ainda, é o nome de duas modelos conhecidas no mundo da moda: Nadine Leopold, austríaca, Nadine Belfort, britânica;



By




3 comentários: