terça-feira, 25 de agosto de 2015

Nádia

 
.
Nádia é um nome elaborado a partir do nome eslavo Nadezhda, que significa “Esperança”. Começou a ser usado na Europa a partir do século XIX e tornou-se mais popular devido à fama de Nádia Comaneci, ginasta olímpica. Inclusive, em homenagem à ela, foi realizado um filme biográfico estadunidense intitulado “Nadia”, feito para televisão e dirigido por Alan Cooke.  

É um nome bonito, delicado e exótico. Aprendi a gostar dele a partir da leitura da trilogia de Isabel Allende, “Memórias do Jaguar e da Águia”, onde a principal personagem feminina chama-se Nádia.

Tem como variantes Nadejda (russo), Nadejda (Búlgaro), e como diminutivos, os nomes Nadia, Nadya (russo), Nadia, Nadya (búlgaro), Nadia, Nadiya, Nadya (ucranianos). Além disso, possui variantes em outros idiomas:

Nadezda, Nada (Checo), Nadia, Nadine (Inglês), Nadège, Nadia, Nadine (francês), Nadine, Nadja (alemão), Nadia (italiano), Nadezda (letão), Nadezda (sérvio), Nadezda (Eslovaca), Nadja (esloveno).

Personalidades:

Nadia Juliette Boulanger (16 de Setembro de 1887 - 22 de Outubro de 1979) foi uma compositora francesa de música erudita renomada educadora musical. Foi professora de diversos compositores de grande relevância no século XX.

Nadia Di Cello, nome artístico de Nadia Muriel Di Cello (Cidade do México, México, 20 de Janeiro de 1989), é uma atriz argentina.

Nádia Barbosa Lippi Lopes (São Paulo, 12 de março de 1956) é uma atriz brasileira.

Nádia de Almeida Carvalho (Rio de Janeiro, 16 de abril de 1956) é uma atriz e dubladora brasileira;

Nádia Maria (Recife, 7 de outubro de 1931 — Itaipava, 16 de fevereiro de 2000) foi uma comediante brasileira. Participou de vários filmes brasileiros, como O Primo do Cangaceiro (1955), É a Maior (1958) e Virou Bagunça (1960).


Nadia Petrovna da Rússia.
Sua Alteza, a Princesa Nádia Petrovna da Rússia (3 de Março de 1898 - 21 de Abril de 1988) foi a terceira filha do Grão-duque Pedro Nikolaevich da Rússia e da sua esposa, a Princesa Milica de Montenegro. Nádia esteve noiva do Príncipe Oleg Constantinovich da Rússia antes do rebentar da Primeira Guerra Mundial, no entanto o seu noivo foi morto durante o conflito. Acabou então por se casar com o Príncipe Nicolau Orlov na Crimeia em Abril de 1917 e o casal estava entre os membros da família Romanov que escapou da Revolução Russa de 1917 a bordo do navio de guerra enviado pelo rei Jorge V do Reino Unido. A sua filha bebê, a Princesa Irina Orlova, nascida em Março de 1918, era a passageira mais nova do navio.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário