terça-feira, 11 de agosto de 2015

Miranda

Miranda Kerr

Miranda é um nome derivado do latim “mirandus”, que significa “admirável, maravilhoso”. O nome foi criado por Shakespeare para a heroína em sua peça “A Tempestade” (1611). A personagem e seu pai são náufragos em uma ilha por anos, até que pessoas aparecem para resgatá-los, ela se apaixona por um deles, Ferdinand. Ela é corajosa e independente.

Ele não se tornou um nome comum no mundo de fala inglesa até o século XX, somente depois passou a ser utilizado.  Esse é também o nome de uma das luas de Urano. Em inglês possui ainda duas variantes, que são Marinda e Myranda, e os diminutivos mais comuns são Randy ou Mira.

Pelo fato de ser conhecido como sobrenome no Brasil, talvez esse nome esteja no campo dos subutilizados que teriam potencial para serem mais usados.
Miranda Otto é uma atriz australiana, conhecida por seus papeis em Senhor dos Anéis, O vôo da Fênix e Guerra dos Mundos.

Miranda Richardson é uma atriz britânica, indicada para o Oscar algumas vezes, interpretou Rita Skeeter em Harry Potter e o Cálice de Fogo, cujo último papel foi a Rainha Ulla em “Maléfica” (Portugal)/ Malévola (Brasil).

Miranda Kerr é uma modelo australiana. Segundo a revista Forbes, Miranda Kerr foi, em 2007, a décima modelo mais bem paga do mundo, com ganhos estimados em 3,5 milhões de dólares.

No livro e filme “O diabo veste Prada”, Miranda Priestly, editora-chefe da Revista Runway, interpretada por Meryl Streep. Além disso, em termos musicais, Miranda é uma canção de Fleetwood Mac. Aparentemente, esse é um nome bastante utilizado em países de língua inglesa na atualidade, sendo que os atores Jeffrey Nordling e Francia Dimase tem uma filha chamada Miranda Nordling, nascida em 1996.

Para mim, trata-se de um nome bonito, feminino e forte. É um nome que evoca graça, independência e talento, e o significado é precioso. É extremamente diferente a partir dos nomes habitualmente escolhidos para meninas, justamente por ser misterioso, forte, mas também adorável e gentil.

Além de ser um nome com conotações literárias maravilhosas, com uma história por trás dele, mas que soa moderno e adequado para qualquer idade. A única coisa que desabona o nome, pelo menos em termos de Brasil, é ser usado como sobrenome bem popular.


Ainda assim, é uma associação supérflua para quem não se incomoda com ela.




By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário