terça-feira, 11 de agosto de 2015

Minerva

Atriz e modelo americana Minerva Mendez (nascida em 1992, em Hollywood, Califórnia).



O nome Minerva é possivelmente derivado da palavra em latim “mens”, que significa intelecto. Porém, pode ser de origem etrusca desconhecida. Minerva era a deusa romana da sabedoria e da guerra, filha de Júpiter e Juno, aproximadamente equivalente à deusa grega Atena. Passou a ser usado no mundo de fala inglesa depois da Renascença.

É bastante familiar à geração atual por conta da professora Minerva McGonagall, que dá aulas de transfiguração na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, diretora da Grifinória e segundo JK Rowling, se tornou a diretora da escola depois da morte de Snape. Afora isso – embora não seja nenhum problema essa associação literária, do meu ponto de vista -  vejo ele como um nome bonito, elegante e forte, tanto em significado quanto em pronúncia.

Além disso, o nome tem historicidade e conotação revolucionária: Minerva Mirabal foi uma das irmãs Mirabal – ao lado de Patria Mercedes e María Teresa – que foram dominicanas que se opuseram a ditadura de Rafael Leonidas Trujillo. Elas perderam sua casa e todo seu dinheiro quando Trujillo chegou ao poder, e então formaram um grupo de oposição ao governo chamado de “Las Mariposas”. Presas e torturadas várias vezes, acabaram sendo assassinadas. Enquanto Trujillo achou que tinha se livrado de um grande problema, na verdade o assassinato deu-lhe má reputação e o povo dominicano ficou cada vez mais inclinado a apoiar os ideais de oposição.

Outro detalhe que muita gente desconhece – inclusive eu, até pesquisar mais sobre o nome – é que o nome verdadeiro da Minnie Mouse é realmente Minerva. Também podemos usar como associação positiva a cação “Minerva”, por The Deftones.

Em suma, um nome com associações mitológicas, históricas e literárias não pode ser ignorado. É muito fácil imaginar uma mulher inteligente, bem sucedida e atraente portando o nome Minerva.


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário