segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Maximine

.
Maximine é a forma francesa de Maximina, que é a forma feminina de Maximinus (ou Maximino). Cognome romano que foi derivado de Maximus, existindo inclusive um São Maximino, bispo de Trier no século IV.

Todos estes nomes derivam da palavra latina “maximus”, que quer dizer “o maior, o máximo”.

Maximine (nascida em Saint-Claude, Jura, 29 de setembro de 1952), cujo nome completo é Maximine Lagier-Durand é uma poeta e escritora francesa. Ela também é a autora de várias traduções. O seu nome é um pseudônimo, escolhido por ser também o nome de sua mãe e de sua avó.

Maximine Julia Portaz, nome verdadeiro da escritora Savitri Devi (1905 – 1982), foi uma escritora francesa destacada, cujas obras incluem escritos sobre o paganismo indo-ariano, o Nazismo e a Ecologia Profunda.

Esse nome não possui muitas referências. Aparentemente ele é usado na França, mas também lá se constitui em um nome raríssimo e pouco freqüente mesmo nas gerações mais antigas.

No Brasil ou em Portugal, é bastante complicado encontrar dados sobre esse nome, e o uso dele nos dias de hoje garante praticamente 100% de exclusividade.


Mesmo sendo raro e incomum, não tem a sonoridade estranha e não seria motivo de espanto pelas pessoas, pois o “ine” no final do nome dá uma sensação de familiaridade. Mesmo que “Max” seja um inicio forte e impactante, e as 8 letras o tornem um nome bastante longo, ele não deixa de ser feminino e delicado.


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário