domingo, 9 de agosto de 2015

Liliana

.
"Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo:

mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles". 

(Palavras de Jesus, no Evangelho segundo São Matheus)


Liliana é a forma latina de Lílian, que vem da palavra latina "lilium", ou seja, lírio.

Variantes: Lillie, Lilly

Diminutivos: Lilian, Lillia, Lillian, Leanna, Liana, Liliana, Lilliana

Outros idiomas: Lilly (dinamarquês), Lilian, Liliane, Lilianne (francês), Liliana (húngaro), Liana, Liliana (italiano), Lilly (norueguês), Liliana (polonês), Liana, Liliana (Português), Lilian (Português (brasileiro)), Liana, Liliana (romeno), Lileas, Lilias, Lillias (escocês), Liliana (espanhol), Lilly (sueco).

A flor era e é considerada o símbolo da pureza. A flor, oriunda da Ásia, Europa e América do Norte, é uma das mais antigas do planeta. Associado a Virgem Maria, pela sua brancura e pureza, é muito usado em buquês de flores para noivas e em festas religiosas. 

No século XVII, o lírio era usado para decorar igrejas, em homenagem a Virgem Maria, como símbolo de sua virgindade. Mas antes eram retirados os orgãos masculinos e femininos da flor (estames e pistilos) para que assim fosse verdadeiramente virgem. 

São encontrados em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, as quais eram dedicadas à Hera. O lírio também é citado na Mitologia romana, segundo ela, a conselho de Minerva, Juno teria dado seu peito a Hércules, abandonado no campo por Alcmene, sua mãe. O bebê teria sugado com tanta força que o leite esguichou em grande quantidade, sendo que as gotas que se espalharam no céu formaram a Via Láctea e as que caíram na terra transformaram-se em lírios. 

Havia uma lenda que dizia que o lírio ajudava na reconciliação de amantes, um pedaço do bulbo seria capaz de reaproximar apaixonados que romperam.

Na alquimia, fabricava-se um perfume que acreditava-se ter propriedades mágicas, que era queimado em rituais. Ele está incluído numa lista antiga de plantas consideradas mágicas, que teriam poder de proteger contra a bruxaria, dentro de casa transformaria as más vibrações e no jardim, funcionaria como uma barreira contra malefícios.

Bem, não é a toa que o Lírio ganhou uma variante para ser nome próprio em vários idiomas, dada a sua relação com a humanidade, sua história e seu simbolismo. Sendo assim, uma pequena Liliana carrega todo esse simbolismo no seu nome, ou seja, trata-se de um significado poderoso e realmente profundo. 




By




.

3 comentários: