sábado, 8 de agosto de 2015

Karenina

.

Este é um nome controverso. Evidentemente, retirei-o do universo literário, da famosa personagem Anna Karenina, trazida a vida por Liév Tolstói. Na verdade, na Rússia, os sobrenomes variam conforme o gênero, portanto, o nome da personagem é Anna e seu sobrenome é Karenina, derivado do sobrenome do seu esposo, Alexey Karenin. 

Portanto, tecnicamente, é um sobrenome e não um nome próprio. Entretanto, até que eu lesse o romance e acredito que a grande maioria da população que não está habituada com literatura russa, sempre pensei que Anna Karenina fosse um posto, como Ana Catarina, Ana Carolina. 

Por isso assumi como nome próprio e achei o máximo retirando o Anna da frente. Sendo assim, passei a gostar muito de Karenina e acabou se configurando no único nome com K que realmente gosto.

É como se fosse uma junção de Karen + Nina, o que torna a sonoridade do nome habitual aos nossos ouvidos e não se torna algo bruto ou estranho. 

As edições mais recentes publicadas no Brasil trazem como título Ana Kariênina e não Karenina, o que pode ser considerada uma variante mas bem pouco simpática. 

Como se trata de um nome que originalmente é um sobrenome, fica mais dificil encontrar o significado, embora nomes de família também possuam etimologia. Porém, o fato de alguém se chamar Karenina em referência ao romance de Tolstói já é referência suficiente, pois denota cultura por parte dos pais. 





By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário