sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Gaspar

.
Gaspar é a forma espanhola e portuguesa do nome Jasper, bem como forma latina. Significa “tesoureiro” em persa. Este foi o nome tradicionalmente atribuído a um dos homens sábios (também conhecidos como Reis Magos, ou três reis) que foram visitar o Menino Jesus logo após o seu nascimento, guiados pela Estrela.

Além de Gaspar e Jasper (forma inglesa), podemos ainda citar as seguintes variações em outros idiomas: Casper, Jesper, Kasper (dinamarquês), Casper, Jasper, Kasper, Cas (holandês), Jasper (Inglês), Gaspard (francês), Kaspar (alemão), Gaspar, Gazsi (húngaro), Gaspare, Gasparo (italiano ), Kaspars (letão), Kasparas (lituano), Casper, Kasper (norueguês), Kacper, Kasper (polonês), Gašper (esloveno), Casper, Kasper (sueco)

Em termos de popularidade, no Brasil, ele é totalmente subutilizado, não aparecendo em nenhum ranking de nomes disponível. Já em Portugal, ele é raro, mas obtém alguns registros, sendo que foram 24 meninos com esse nome em 2014.

Personalidades:

Gaspar Becerra (1520-1568) foi um pintor maneirista e escultor espanhol.
Gaspar é um município brasileiro no estado de Santa Catarina.
Gaspar Frutuoso (Ponta Delgada, c. 1522 — Ribeira Grande, c. 1591) foi um historiador, sacerdote e humanista açoriano.
Gaspar Corte-Real foi um navegador português, descobridor da Gronelândia.
Gaspar Fernandes ou Gaspar Fernández (1566-1629) compositor e organista português. Ativo na catedral de Santiago de Guatemala e Puebla de los Ángeles, Nova Espanha (México nos dias de hoje).
Gaspar de Sousa (ca. 1550 — ca. 16271 ) foi um administrador colonial português, governador-geral do Brasil, um dos líderes da conquista do Estado do Maranhão aos franceses.

O único ponto contrário pode ser a ligação com o personagem de desenho animado “Gasparzinho”, o fantasminha camarada. De qualquer forma, não há motivo para maiores incômodos: o fantasminha é do bem e é uma fofura. Foi um personagem presente na infância de muitas crianças, e continua sendo hoje em dia. Dessa forma, não é demérito algum.




By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário