sábado, 1 de agosto de 2015

Evanora

.

Aparentemente, Evanora foi um nome inventado para o filme Oz, Mágico e Poderoso, no papel de destaque da Bruxa Má do Leste, interpretado pela atriz Rachel Wiesz. No conto original do escritor americano Frank Baum, publicado em 1900, a bruxa má do leste não tem nome, e no primeiro filme de 1939 ela também não é nomeada. 

No filme de 2013, Evanora aparece como a grande vilã, em antítese a Glinda, a bruxa boa do sul, e há um meio termo entre elas, Teodora, que por ter seu coração partido acaba tomando uma poção manipulada pela sua irmã e se transforma na Bruxa Má do Oeste. Poderia ser uma forma feminina de Evan, uma combinação de Eva e Nora ou uma forma alterada de Eleanora, e possivelmente uma mistura de tudo isso. 

*Uma observação: a mocinha do filme, a bruxa boa, Glinda, tem o nome mais sem graça. Poderiam ter continuado a originalidade de Evanora e Teodora, mas optaram por um nome chatinho e sem sal. 

Inventado sim, mas com uma ótima sonoridade. Eu particularmente tenho um apreço todo especial por nomes com a terminação "ora", e o equilíbrio de "Eva" e "Nora" deu uma musicalidade sensacional ao nome. 

Segundo o site "Enfemenino Ocio", a inexistência de maiores detalhes sobre esse personagem no conto original de Baum deu liberdade aos roteiristas para criar o personagem do zero. Segundo eles, este fato conseguiu dar mais volume ao caráter dela, afinal ela finge ser o que não é até o fim. 

Isso também levou a invenção do nome, por que as duas primeiras sílabas soam, em inglês, como "O mal" (The Evil), e também para soar semelhante ao nome de sua irmã (Teodora). Ou seja, é um nome pensado para ser "o nome da vilã". Embora eu não consiga ver a relação de "Evil" com "Evanora", e sim, consigo relacionar ao nome Eva.

Ou ainda, penso imediatamente na palavra "evanescence", que quer dizer evanescência (fugaz, efêmero, cuja tendência é se dissipar rapidamente, que se altera ou se transforma) e que nomeia uma banda que gosto muito. 

No google, a única referência ao nome Evanora é uma delegada carioca indiciada e depois exonerada do cargo por envolvimento com tortura (Uau, realmente parece um nome adequado para uma vilã). 

Já no facebook, encontramos várias pessoas e páginas com o nome Evanora, que vão desde fakes irreais da personagem da Disney a pessoas - que aparentemente existem - de várias nacionalidades. Inclusive que nasceram muito antes do lançamento do filme da Disney. Ou seja, os roteiristas já não podem dizer que tem a autoria completa sobre o nome. 

E vocês? O que pensam sobre Evanora



By



.


Um comentário:

  1. É um nome intrigante e realmente tem essa aura mágica e envolvente. Nunca tendo visto o filme, não associo logo a uma vilã mas imagino imediatamente uma mulher carismática e com uma personalidade forte e acho ambas as características extraordinárias! :)

    ResponderExcluir