quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Draco

Draco Malfoy, interpretado pelo ator
Tom Felton. 


Draco e a forma latinizada do nome grego Δρακων (Drakon), que significa "dragão". Este foi o nome de um legislador ateniense do século VII a.C. Também é o nome de uma constelação, que fica ao norte e parece uma serpente.

A constelação foi originada, de acordo com a mitologia grega, dos restos mortais do dragão Ládon (que continha inúmeras cabeças, cada uma falando uma língua diferente), derrotado por Atlas a pedido de Hércules, para concluir um dos seus famosos Doze Trabalhos, ou seja, colher pomos de ouro do Jardim das Hespérides.

Há outros mitos para a origem da constelação de Draco: Na primeira lenda, ela representa o dragão morto por Cadmus antes de fundar a cidade de Beócia. Na segunda lenda, ela representa o dragão que guardava o Velocino de Ouro e foi morto por Jason.

Apesar de tudo isso, é bem provável que a maioria das pessoas conheça o nome Draco, a partir do personagem de JK  Rowling.

A escolha do nome por JK Rowling é cheia de significados: praticamente todos os membros da família Lestrange têm nomes de constelações e estrelas. Draco é o apanhador da Sonserina, enquanto Harry Potter é da Grifinória, e eles disputam o pomo de ouro, lembrando o trabalho de Hércules. O legislador ateniense Drácon (ou Drakon) foi responsável por um dos códigos de leis mais severas já visto, apontado por muitos como aquele que não escreveu suas leis a tinta, mas sim, a sangue.

Alguns exemplos das leis de Drácon são: a pena de morte para crimes menores, a pena de ser forçado a escravidão todo devedor cujo estatuto fosse menor do que seu credor, sendo que o rigor dessas leis deu origem a expressão “punição draconiana”, “leis draconianas”, usadas até hoje para definir uma medida extrema e rigorosa.

Além disso, Drac, em romeno, significa demônio. Portanto, o nome escolhido pela autora para o personagem de Harry Potter, em todos os sete livros e oito filmes, foi bem pensado para representar a antítese do herói, ou seja, aquele que tenta ser o vilão.

É uma pena que, para muitas pessoas, este nome foi estragado pela série Harry Potter. É um bom nome com uma excelente ligação mitológica, mas a maioria das pessoas não ousaria nomear uma criança com ele, não com Malfoy sendo um dos mais conhecidos vilões da literatura moderna.

Porém, não deixa de ser um nome forte, poderoso e associado a homens de grande estatura. Infelizmente é um pouco associado a vilões, mas poderia muito bem ser associado a heróis.


E então, ousado a que ponto? 



By





.