domingo, 30 de agosto de 2015

Daniela

Daniela Pestová, modelo tcheca. 

Daniela é a forma feminina de Daniel, a partir do hebraico  דָּנִיֵּאל (Daniyyel) que significa "Deus é meu juiz".

Daniel, profeta hebreu cuja história é contada no Livro de Daniel (Antigo Testamento), teve quatro visões do fim do mundo. Devido a popularidade do personagem bíblico, o nome tornou-se popular no mundo todo em várias grafias. A forma feminina ganhou destaque também.

Daniela pode ser encontrado na variante Daniella (inglês), Danijela (croata), Danielle (holandês), Danièle (francês). Ainda, encontra-se em forma diminutiva como Dania (italiano), Dana (alemão), Danna (inglês).

Foi exaustivamente usado no Brasil no final da década de 70 e durante toda a década de 80, mas de certa forma, nunca saiu de cena nos registros brasileiros, visto que, em 2014, no estado de São Paulo, foram computados 181 registros de Daniela, na sua forma portuguesa.

Além disso, foram registradas também: 154 Danielly (estropiação); 97 Danielle (grafia holandesa); 71 Daniele (grafia francesa, mas sem acento); 48 Daniella (grafia inglesa); 29 Daniely (estropiação); 15 Danieli (estropiação) e 13 Danielli (estropiação).

Em Portugal, no ano de 2014, foram registradas 190 meninas chamadas Daniela, considerado um número grande, dadas as proporcionalidades do número de nascimentos e população no país. Na lista de registros portuguesa ainda consta uma Daniele, 3 Daniella, 2 Danielle, e 1 Danielly (que só pode ser filha de brasileiros).

Personalidades:

Daniela Mercury, nome artístico de Daniela Mercuri de Almeida (Salvador, 28 de julho de 1965), é uma cantora, compositora, dançarina, produtora, atriz e apresentadora de televisão5 brasileira. Vencedora de um Grammy Latino, por seu álbum Balé Mulato, recebeu também seis Prêmios TIM de Música, um prêmio pela APCA, três prêmios Multishow e dois prêmios pelo VMB, de melhor videoclipe e fotografia.

Daniela Paz Castillo Vicuña (Santiago, 26 de setembro de 1984) é uma cantora chilena.

Daniela Kosán (nascida a 24 de fevereiro de 1974) é uma modelo e apresentadora venezuelana.

Daniella Sarahyba Fernandes (Rio de Janeiro, 8 de julho de 1984 ) é uma modelo brasileira

Daniela Albuquerque Dallevo (Dourados, 22 de julho de 1982) é uma apresentadora de televisão, atriz e ex-modelo brasileira. Atualmente apresenta o reality de moda Sob Medida na RedeTV!. É casada com Amilcare Dallevo, um dos donos da emissora.

Daniella Cicarelli Lemos (Belo Horizonte, 6 de novembro de 1978) é uma modelo, atriz, apresentadora de televisão brasileira, ex-VJ da MTV Brasil e atualmente, está na Rede Record.

Daniela Hantuchová (23 de abril de 1983, Poprad, Eslováquia) é uma tenista profissional eslovaca. Tornou-se profissional em maio de 1999.

Daniela Peštová (Teplice, República Checa, 14 de outubro de 1970) é uma supermodelo tcheca.




By




.

Um comentário:

  1. Dra. Daniela Melo Medina-socióloga Havard autora do livro "DIVE INTO YOUR HEART" e colaboradora do livro; "BRAZIL, BRASIL - Bicentenário da Proclamação da nossa Independência, a construção de uma Nação", que será lançado em 07/09/2021, na Biblioteca do Congresso Nacional, em Brasília-DF e várias Câmaras e Prefeituras no Vale do Paraíba - estado de São Paulo,por onde passou o príncipe Dom Pedro em 1822...

    ResponderExcluir