terça-feira, 25 de agosto de 2015

Corina & Corine

.

Corine é a forma francesa de Corinna, que também é escrito Corina na forma romena.

A autora suíça Madame de Stael-lo, usou esse em nome em seu romance “Corinne” (1807).

Variantes: Corinna, Coreen, Corine, Corrine, Corynn, Korrine (inglês).

Diminutivos: Corrie, Corie, Cora, Kora.

Outros idiomas: Corinna, Korinna (grego antigo), Corinna, Cora, Corina, Kora (alemão), Korina (grego), Corina (romeno).

Todas as formas originam-se do nome grego Κοριννα (Korinna), palavra diminutiva para κορη (kore) que significa “donzela”. Portanto, Corina/Corine significaria “pequena donzela”.

Algumas pessoas costumam confundir o significado, pensando que sua origem é no latim “cor”, ou seja, “coração”, mas o nome não tem absolutamente nenhuma ligação etimológica. O que acontece é que muitos sites que não tem responsabilidade com a informação correta sobre a história, origem e significado dos nomes veiculam informações falsas e inventadas.

Este era o nome de uma poetisa lírica do século V a.C. O poeta romano Ovídio usa este nome para sua principal personagem feminino do livro “Amores”. Korinna é também um epíteto de Perséfone, a esposa de Hades, deus dos mortos na mitologia grega.

É um nome bonito e classicamente misterioso, embora tenha um significado pouco interessante em minha opinião. Corina/Corine é um nome poético. Além disso, tem uma conotação interessante, apesar de delicado, é formal.

Algumas princesas:

Princesa Corinna Sayn-Wittgenstein: uma empresária alemã de origem dinamarquesa que casou-se com o aristocrata alemão Casimir zu Sayn-Wittgenstein, membro de uma casa nobre. Mesmo após o divórcio, Corinna tem mantido o uso do nome de seu ex-marido e o título de princesa. Na Alemanha, obviamente, a nobreza foi abolida portanto, o título não tem status legal. Corinna Freiin von Elmendorff é membro da nobreza holandesa, casada com Heinrich XXVII. Princesa Corinna Von Anhult: a modelo austríaca casou-se com Carl Alexander Von Anhult, aparentemente, apenas para obter o título de princesa. Dois meses depois ela pediu divórcio. Aparentemente, as casas nobres desprovidas de dinheiro, andam vendendo seu sobrenome: Corinna deveria ter pago mais de 80 mil dólares pelo casamento, para poder ostentar o título de princesa.  

Atrizes famosas: Corinne Bohrer, uma atriz americana, também creditada, por vezes, como Corrinne Bohrer;  Corinna Tsopei, cujo nome completo é Kiriaki Corinna Tsopei é uma atriz e rainha da beleza grega, eleita Miss Grécia e Miss Universo 1964; Corinne Calvet, atriz francesa que atuou principalmente nos Estados Unidos;


Corinne Bailey Rae também é uma cantora britânica de soul music.



By




.

11 comentários:

  1. Acho Corina/Corine um nome lindíssimo! Bem misterioso mas ao mesmo tempo leve. Gosto um pouquinho mais nas versões estrangeiras, com dois nn, mas no Brasil adotaria com um mesmo. Pensei no composto Flora Corina, mas ainda não tenho certeza de que fica bom (todo composto depois de Flora é um pouco estranho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que Corina se basta, fica bonito como nome solo!

      Excluir
  2. Amiga, gosto não se discute.
    Meu nome é Corina
    Nunca gostei!
    Acho feio.
    Jamais sugeriria Corina (o nome)rsrsrs a alguém.
    Uma criança merece doçura.
    E acredito que o nome induz felicidade.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, gosto não se discute.
    Meu nome é Corina
    Nunca gostei!
    Acho feio.
    Jamais sugeriria Corina (o nome)rsrsrs a alguém.
    Uma criança merece doçura.
    E acredito que o nome induz felicidade.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Corina! Você tem um nome lindo, especial e original! Eu amaria me chamar Corina! Além de tudo, é bem exclusivo! Passe a gostar do seu nome por que ele é lindo, nobre, de princesa mesmo !

      Excluir
  4. Eu acho Corina doce, delicado... Que pena que você não curte, Corina Maciel! :(

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era criança sofria bullying por causa do meu nome, cheguei a não gostar do meu nome por causa disso, porém hoje eu sinto orgulho por ter um nome tão lindo ❤

    ResponderExcluir
  6. E eu me chamo Corine! Amo meu nome s2

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Corina. Quando era criança não gostava. Mas hoje amo meu nome, ele é raro. Eu sou uma raridade. As pessoas dizem é difícil alguém com este nome. Respondo com certeza. Sou única mesmo.

    ResponderExcluir