terça-feira, 25 de agosto de 2015

Corina & Corine

.

Corine é a forma francesa de Corinna, que também é escrito Corina na forma romena.

A autora suíça Madame de Stael-lo, usou esse em nome em seu romance “Corinne” (1807).

Variantes: Corinna, Coreen, Corine, Corrine, Corynn, Korrine (inglês).

Diminutivos: Corrie, Corie, Cora, Kora.

Outros idiomas: Corinna, Korinna (grego antigo), Corinna, Cora, Corina, Kora (alemão), Korina (grego), Corina (romeno).

Todas as formas originam-se do nome grego Κοριννα (Korinna), palavra diminutiva para κορη (kore) que significa “donzela”. Portanto, Corina/Corine significaria “pequena donzela”.

Algumas pessoas costumam confundir o significado, pensando que sua origem é no latim “cor”, ou seja, “coração”, mas o nome não tem absolutamente nenhuma ligação etimológica. O que acontece é que muitos sites que não tem responsabilidade com a informação correta sobre a história, origem e significado dos nomes veiculam informações falsas e inventadas.

Este era o nome de uma poetisa lírica do século V a.C. O poeta romano Ovídio usa este nome para sua principal personagem feminino do livro “Amores”. Korinna é também um epíteto de Perséfone, a esposa de Hades, deus dos mortos na mitologia grega.

É um nome bonito e classicamente misterioso, embora tenha um significado pouco interessante em minha opinião. Corina/Corine é um nome poético. Além disso, tem uma conotação interessante, apesar de delicado, é formal.

Algumas princesas:

Princesa Corinna Sayn-Wittgenstein: uma empresária alemã de origem dinamarquesa que casou-se com o aristocrata alemão Casimir zu Sayn-Wittgenstein, membro de uma casa nobre. Mesmo após o divórcio, Corinna tem mantido o uso do nome de seu ex-marido e o título de princesa. Na Alemanha, obviamente, a nobreza foi abolida portanto, o título não tem status legal. Corinna Freiin von Elmendorff é membro da nobreza holandesa, casada com Heinrich XXVII. Princesa Corinna Von Anhult: a modelo austríaca casou-se com Carl Alexander Von Anhult, aparentemente, apenas para obter o título de princesa. Dois meses depois ela pediu divórcio. Aparentemente, as casas nobres desprovidas de dinheiro, andam vendendo seu sobrenome: Corinna deveria ter pago mais de 80 mil dólares pelo casamento, para poder ostentar o título de princesa.  

Atrizes famosas: Corinne Bohrer, uma atriz americana, também creditada, por vezes, como Corrinne Bohrer;  Corinna Tsopei, cujo nome completo é Kiriaki Corinna Tsopei é uma atriz e rainha da beleza grega, eleita Miss Grécia e Miss Universo 1964; Corinne Calvet, atriz francesa que atuou principalmente nos Estados Unidos;


Corinne Bailey Rae também é uma cantora britânica de soul music.



By




.