domingo, 30 de agosto de 2015

Conrado

.


Conrado é a forma espanhola do nome de origem germânica Konrad, derivado dos elementos germânicos “kuoni”, que quer dizer “bravo” e “rad”, que quer dizer “conselho”.

Este foi um nome facilmente encontrado em vários santos do século X, incluindo o bispo de Kontanz, no sul da Alemanha.

Também foi levado por vários reis e duques medievais. Na Inglaterra, foi usado ocasionalmente durante a Idade Média, mas tem sido comum a partir do século XIX, quando foi reintroduzido a partir da Alemanha.

Outros idiomas: Conrad (germânico antigo), Dino (croata), Konrad (Checo), Konrad (dinamarquês), Koenraad, Koen, Koert (holandês), Conrad, Curt, Connie (Inglês), Conrad, Konrad, Kurt (alemão) , Konrad (húngaro), Corrado, Corradino, Dino (italiano), Cord, Kord (baixo-alemão), Konrad (norueguês), Kondrat, Konrad (polonês), Konrad (eslovaco), Konrad (esloveno), Konrad (sueco).

O nome Conrado na nobreza germânica:

Conrado I da Borgonha denominado também como Conrado III da Provença e Conrado III da Borgonha. (ca. 925 — 19 de outubro de 993), cognominado "o Pacífico", foi rei da Borgonha de 937 a 993

Conrado II (Konrad II, em alemão) (990 - Utrecht, 4 de junho de 1039), filho do conde Henrique de Speyer1 e Adelaide da Alsácia, foi eleito rei em 1024 e coroado Sacro Imperador Romano em 26 de março de 1027, sendo o primeiro imperador da dinastia saliana. Seu reinado demonstrou que a monarquia germânica se havia tornado uma instituição viável e a sobrevivência desta não mais dependia de contratos entre o monarca e a nobreza composta de senhores de terras. Sobrinho do Papa Gregório V, sendo que o Papa e o Pai eram irmãos.

Conrado III de Hohenstaufen (Bamberg, 1093 - Bamberg, 15 de fevereiro de 1152) foi imperador germânico (1138-1152), fundador da dinastia Hohenstaufen de imperadores do Sacro Império. Filho mais novo de Frederico I, duque da Suábia, foi conde de Hohenstaufen. Seu tio, o imperador Henrique V, nomeou-o duque da Francônia, em 1115, e regente da Germânia, em 1116.

Conrado IV da Germânia (25 de abril de 1228, Andria, Apúlia — 1 de maio de 1254, Lavello) foi um filho de Frederico II da Germânia, imperador do Sacro Império Romano-Germânico e da sua segunda mulher, Iolanda de Brienne, rainha de Jerusalém. Tornou-se rei de Jerusalém à nascença (a mãe morreu no parto) como Conrado II de Jerusalém e foi eleito rei da Germânia em 1237, em Viena, com vista a ser o futuro imperador. No entanto, em virtude do conflito que opunha o império ao papado, não chegou a ser coroado e o império entrou num interregno que durou até 1312, quando subiu ao trono Henrique VII de Luxemburgo.

Conrado de Monferrato ou Conrado de Jerusalém (em italiano: Corrado del Monferrato, piemontês: Conrà ëd Monfrà); década de 1140 – 28 de abril de 1192) foi marquês de Monferrato e um dos principais participantes da Terceira Cruzada. Ele foi o rei por direito (‘’’de jure’’’) de Jerusalém, através de casamento, a partir de 24 de novembro de 1190, porém eleito oficialmente apenas em 1192, dias antes de sua morte.

Conradino da Germânia (Burg Wolfstein, 25 de Março de 1252 - Nápoles, 29 de Outubro de 1268) foi filho de Conrado IV da Germânia com Elisabeth da Baviera e ostentou os títulos de Duque da Suábia, Rei de Jerusalém e Rei da Sicília. Invadiu a Itália em 1268 com o objectivo de recuperar o título de Rei dos Romanos. Este tinha sido retirado de seu pai quando o papa Inocêncio IV o excomungou, dando-o a Carlos de Anjou. Derrotado na batalha de Tagliacozzo, foi executado em público por decapitação quando tinha apenas 16 anos. Com a sua morte sem descendência, terminou a linhagem dos Hohenstaufen.

O nome Conrado na Igreja:

Conrado de Parzham, cujo nome de nascença era Johann Birndorfer, foi um santo canonizado pela Igreja Católica em 1934 pelo Papa Pio XI e que, por quarenta anos, exerceu a função de porteiro do antigo santuário de Nossa Senhora das Mercês de Altötting.

São Conrado Confalonieri de Placência, era um soldado aventureiro, que converteu-se e ingressou na Ordem Franciscana. 


By





.