quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Benjamin

.

Benjamin ou Benjamim origina-se diretamente do nome hebraico בִּנְיָמִין (Binyamin) que significa "filho do Sul" ou "filho da mão direita". 

Benjamim no Antigo Testamento é o décimo segundo e último filho de Jacó e o fundador de uma das tribos sul dos hebreus. Ele foi originalmente chamado בֶּן־אוֹנִי (Ben-'oniy) que significa "filho de minha Dor" por sua mãe, Raquel, que morreu logo após o parto, mas mais tarde foi mudado por seu pai.

Como um nome inglês, Benjamim entrou em uso geral após a Reforma Protestante. Um portador famoso era Benjamim Franklin (1706-1790), um estadista americano, cientista, inventor e filósofo.

Em São Paulo, no ano de 2014, Benjamin teve 473 registros enquanto Benjamim teve 232, demonstrando que o brasileiro tem preferência pela grafia inglesa. Já em 2015, na mesma lista da Arpen/SP, Benjamim conta com 346 registros e Benjamin com 957, o que demonstra um significativo crescimento de um ano para o outro pelo menos no que diz respeito ao estado de São Paulo. Quando ao Ranking do BabyCenter divulgado em 2016, demonstra que Benjamim subiu 16 posições, ficando no décimo terceiro lugar (atualizado em 07/01/2017). 


Benjamim é o nome de 4.261 pessoas no Brasil, durante o período do Censo 2010 (Nomes no Brasil, IBGE), que abrange todas as pessoas vivas até 2010, num espaço de tempo de mais ou menos 100 anos. A maior taxa de frequência é Roraima. Os registros de Benjamim eram expressivos até 1950, depois caíram bastante, e só voltaram a subir depois dos anos 2000. Agora, é um dos nomes mais populares do momento. A grafia Benjamin tem 5.315 pessoas.


Diminutivos: Ben, benj, Benji, Benjy, Bennie, Benny (Inglês), Ben (alemão), Ben (holandês).

Forma feminina: Benjamine (francês).



Outros idiomas: Binyamin (em árabe), Beniamin (grego bíblico), Binyamin (Hebraico Bíblico), Beniamin (Bíblico Latina), Benjamin (Checo), Peni (havaiano), Binyamin (hebraico), Benjamin (húngaro), Beniamino (italiano) , Benjaminas, Benas (lituano), Venijamin (macedônio), Benjamim (Português), Beniamin (romeno), Veniamin, Venyamin (russo), Benjamín (eslovaco), Benjamín (espanhol), Bünyamin (turco).

O nome Benjamim era muito raro há bem pouco tempo. Mas o fato da top model Gisele Bündchen ter batizado seu filho com este nome, melhorou a aceitação das pessoas e aos poucos deu popularidade ao nome.

Já em Portugal ainda é um nome relativamente raro, pois em 2014 foram apenas 45 registros do nome. 

Referências:


Benjamin Britten, compositor, maestro e pianista britânico;
Benjamin Clementine, artista britânico e músico;
Benjamin Disraeli, político e escritor britânico;
Benjamin Franklin, cientista e político americano;
Benjamin Harrison, político americano;

Benjamin Mokulu, jogador de futebol do Zaire;
Benjamin Netanyahu, político israelense;
Benjamin Outram, engenheiro britânico;
Benjamin Schmideg, ator australiano;
Benjamin Thompson, físico americano;

Benjamín Amadeo, ator e cantor argentino;
Benjamín de Arriba y Castro, cardeal e arcebispo católico espanhol;
Benjamín Delgado, jogador de futebol argentino;
Benjamín Galindo, jogador de futebol mexicano e treinador de futebol;
Benjamín Jarnes, escritor espanhol;

Benjamín Maldonado, jogador de futebol boliviano;
Benjamín Noval, ciclista espanhol;
Benjamín Rojas, ator e cantor argentino;
Benjamín Santos, jogador de futebol e treinador de futebol argentino;
Benjamín Zarandona, jogador de futebol espanhol;

Benjamim Romano, jogador de basquetebol da Angola;

Benjamim Ucuahamba, jogador de basquetebol da Angola;


By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário