sábado, 15 de agosto de 2015

Aminah

 
.
Aminah é um nome derivado do árabe أمن (Amina) que significa "se sentir seguro". Este era o nome da mãe do profeta Maomé, que morreu quando ele era jovem. Pode ser encontrado nas variantes Aamina, Aaminah e Amina.  Como exemplo de uma portadora do nome no mundo ocidental, podemos citar Aminah Robinson (nascida em 1940, em Columbus, Ohio) é uma artista plástica americana.

Nomes árabes sempre têm uma aura especial, e esse é o caso de Aminah. Ele é exótico mas ao mesmo tempo refinado, delicado mas ao mesmo tempo marcante.

A grafia Aminah é a minha preferida. Aamina e Aaminah têm complicações demais, como os duplos Aas (apesar de achar fofo pronunciá-los, considero que seriam obstáculos na vida de uma pessoa), enquanto que somente Amina me parece pobre e desprovido de glamour.

Amina, sem o H, parece algum elemento de uma tabela periódica ou um composto químico, remédio ou veneno. Portanto, eu descartaria as versões mais complicadas e ao mesmo tempo, descartaria a mais simples.

O único problema de Aminah, com H no final, é as pessoas tenderem – no Brasil – a pronunciar como dizem Mariah (Mariá), ou seja, Aminá. Porém, pela sonoridade ruim que isso resulta, é bastante provável que as pessoas teriam desconfiômetro suficiente para perceber que não é essa a pronúncia certa.

De qualquer forma, é impossível não pensar  na cultura árabe ou numa linda dançarina do ventre ao ouvir este nome. Portanto, é uma ótima opção para quem gosta ou está ligado de alguma forma ao Oriente árabe. 



by


.

Um comentário:

  1. Qual a pronuncia correta deste nome? Pois, como a escrita está em nosso idioma (aminah) em vés de (أمينه), a pronuncia se limita a nossa grafia ou não?

    ResponderExcluir