domingo, 9 de agosto de 2015

Alexandra

.

Alexandra é a forma feminina de Alexandre, que origina-se do nome grego Alexandros –cujo significado é “em defesa dos homens” ou por extensão, “defensor da humanidade”.

O nome Alexandra, além de ser um epíteto da deusa Hera, é um nome alternativo a Cassandra. Foi levado por várias santas cristãs e também pela esposa de Nicolau II, o último czar da Rússia (nascida Alix, renomeada Alexandra com adesão à Igreja Russa). Salomé Alexandra era o nome da última monarca a morrer como rainha da Judéia antes dessa ser tomada por Roma.

Variantes: Alexandrie (francês), Alexandrea, Alexandria (Inglês), Alejandra (espanhol), Aleksandra (russo)

Diminutivos: Alexandrine (alemão), Sassa (sueco), Alex, Xandra (holandês), Alexandrine (francês), Alex, Alexa, Ali, Allie, aliado, Lexa, Lexi, Lexie, Lexine, Lexy, Sandy, Zandra, Alexandrina, Alexina, Alyx, Sandie (Inglês), Alexandrina (Português), Sanda (romeno), Szandra (húngaro), Ale (espanhol), Aleksandrina, Sasha, Shura (russo)

Formas masculinas: Alexander (alemão), Alexander (sueco), Aleksander, Alexander (norueguês), Alexander, Aleksander (dinamarquês), Alexander (holandês), Alexandre (francês), Alexander (em Inglês), Alexandros (grego), Alexandre (português ), Alexandru (romeno), Alexandr (Checo), Alexander (eslovaco), Alexander (húngaro), Alejandro (espanhol), Aleksandr (russo), Alexander, Alexandros (em grego antigo), Alexander, Alexandros (Mitologia Grega)

Outros idiomas: Aleksandra, Aleksandrina (búlgaro), Aleksandra, Sandra, Sasa (croata), Aleksandra (Estónia), Sandra (finlandês), Alastríona (irlandês), Alessandra, Alessa, Sandra (italiano), Sandra (letão), Sandra ( lituano), Aleksandra, Sandra, Sashka (macedônio), Aleksandra, Ola (polonês), Saundra (escocês), Aleksandra, Sandra, Saša (sérvio), Aleksandra, Sandra, Saša (esloveno), Oleksandra, Lesya (ucraniano)

O nome ganha pontos de saída já por se tratar de ser tipicamente grego (a cultura grega tem motivos de sobra para ser elevada). É um nome associado a profetisas em lendas, e há tanta história associada a ele que isso por si só já o tornaria especial.

No Brasil, a versão Alessandra é bem mais difundida, e a forma curta “Sandra” também foi bastante utilizado na década de 70. No entanto, eu considero estes menos “nobres” e “altivos” do que Alexandra. Também gosto da variante espanhola Alejandra, mas infelizmente ela é impraticável no Brasil.

É um nome que abre margem para uma infinidade de apelidos/alcunhas. É um clássico e nunca sai de moda e são tantos apelidos diferentes que a própria criança pode escolher como ser chamada.

Há vários membros de famílias reais com o nome Alexandra:


Alexandra de Kent.
Alexandra de Kent, é um membro da família real britânica, uma neta de Jorge V e Maria de Teck. Ela é viúva de sir Angus Ogilvy. Antes de se casar, ela foi conhecida como princesa Alexandra de Kent, tornando-se a primeira princesa a usar a designação territorial de Kent desde sua trisavó a rainha Vitória do Reino Unido.





Alexandra de Luxembourg.jpg
Alexandra de Luxemburgo



Alexandra de Luxemburgo (Alexandra Joséphine Teresa Charlotte Marie Wilhelmine; nascida na cidade de Luxemburgo em 16 de fevereiro de 1991) é a única filha de Henrique, Grão-duque de Luxemburgo, e de Maria Teresa, Grã-duquesa de Luxemburgo. É Princesa de Luxemburgo e Princesa de Nassau e Parma.









Rainha consorte da Iugoslávia,
Alexandra da Grécia e Dinamarca.
Alexandra da Grécia e da Dinamarca (grego: Αλεξάνδρα της Ελλάδος και της Δανίας) (25 de março de 1921 - 30 de janeiro de 1993) a única filha do rei Alexandre da Grécia, foi à esposa do último rei da Iugoslávia, Pedro II e mãe do atual pretendente ao trono da Sérvia e da Iugoslávia, Alexandre, Príncipe Herdeiro da Sérvia e Iugoslávia.








Princesa Alexandra de Hânover. 
Alexandra Charlotte Ulrike Maryam Virginia de Hanôver (nascida em 20 de julho de 1999, em Vöcklabruck, na Áustria) é a única filha de Ernesto Augusto V, Príncipe de Hanôver e de sua segunda esposa, a princesa Caroline de Mônaco. Ela nasceu seis meses após o casamento de seus pais, ocorrido em 23 de janeiro de 1999.


Além de tudo isso, Alexandra é o nome do meio da Rainha Elizabeth II, Inglaterra. Seu nome completo é Elizabeth Alexandra Mary Windsor.





By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário