segunda-feira, 6 de julho de 2015

Vicente

.



Vicente origina-se do nome romano Vincentius, que vem do latim "vincere", literalmente significa “vencer”, “ganhar”, "conquistar". O nome foi popular entre os primeiros cristãos e carregado por muitos santos. Os portadores famosos incluem o sacerdote francês são Vicente de Paulo (1581-1660) e o pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh (1853-1890).

Por conta do significado, é semelhante aos nomes Vitório, Nicetas e Sanjaya. Era popular entre os primeiros cristãos, e nestes ambientes, e mais geralmente na esfera religiosa, o nome era e pode ser interpretado como “vencer o mal, vencer o pecado”. Assim sendo, foi um nome muito apreciado pelos adeptos do cristianismo. O uso do nome por vários santos também colaborou para sua difusão em todo o mundo, em várias versões.

Na Itália, a versão Vincenzo é um dos mais populares, especialmente no Sul. No Brasil do momento, Vicente é um nome em crescimento. Na lista da Arpen/SP de 2015, já foram registrados 440 meninos chamados Vicente.

Em termos de IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Vicente é o nome de 125.974 pessoas, o que faz dele o 114º nome masculino mais usado no país durante o período de pesquisa. O estado de maior frequência é Minas Gerais, e a maioria foi registrada nos anos 1950. Na lista do Baby Center Vicente está no 41º lugar no ano de 2016;

Outros idiomas: Bikendi (basco), Vicenç, Vicent (Catalão), Vinko (croata), Vincenc, Cenek (Checo), Vincent (dinamarquês), Vincent (holandês), Vincent, Vin, Vince, Vinnie, Vinny (inglês), Vincent, Enzo (francês), Vinzent, Vinzenz (Alemão), Vince, Bence (húngaro), Uinseann (irlandês), Vincenzo, Enzo, Vincente (italiano), Vincentius (Late Roman), Vincentas (lituano), Wincenty (polonês) , Vikenti, Vikentiy (russo), Vikentije (sérvio), Vincent (eslovaco), Vincenc, Vinko (Eslovénia), Vincent (sueco)

Referências:

Vicente Aleixandre, poeta espanhol;
Vicente Aranda, regista e encenador espanhol;
Vicente Calderón Pérez-Cavada, empreendedor espanhol;
Vicente del Bosque, treinador e jogador de futebol espanhol;
Vicente Fox, político mexicano;
Vicente Fox é o presidente do México.









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário