segunda-feira, 20 de julho de 2015

Veneranda

.

Eis aqui um nome que ultrapassa as barreiras do raro, do incomum. É um nome precioso, escondido, sub-utilizado, um tesouro a ser descoberto: Veneranda. É um nome utilizado majoritariamente nos países de língua portuguesa, espanhola ou italiana, mas mesmo nesses, não é fácil encontrar uma Veneranda em nenhuma geração.

Eu gosto de fazer associações com outros nomes, então Veneranda lembra-me um pouco Verônica pelo início e Fernanda pela terminação, ou seja, a sonoridade é facilmente absorvida. A princípio, trata-se da forma feminina de Venerando, que  deriva do latim e significa “venerável, venerado, aquele que venera”.

Em português moderno, é uma das possíveis conjugações do verbo venerar (Ex: “Ele está venerando a Deus”), por isso, pode ser um nome agradável à famílias religiosas, e ao mesmo tempo, não tem essa conotação tão óbvia para quem não gosta de nomes com fundo místico ou devoto.

Santa Veneranda é uma mártir cristã adorada pela Igreja Católica, porém, cujas informações factuais de existência e trajetória são praticamente nulas. Ela teria vivido na Itália, e teria de 25 a 30 anos na época de seu martírio.

Zilka Salaberry interpretou uma personagem chamada Veneranda na minissérie “Teresa Batista”, exibida na Globo em 1992 baseada no livro “Teresa Batista cansada de guerra”, de Jorge Amado.

Avaliando o nome brevemente, primeiramente ele ganha pontos comigo por começar com a Letra V: não são todos os nomes com V que tem sonoridade boa; Ganha pontos ainda por ser longo, acho que todo nome longo tem um charme todo especial, e Veneranda tem 9 letras; Tem uma terminação pouco habitual e diferente dos nomes femininos mais usuais, o que lhe confere originalidade.




By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário