quarta-feira, 15 de julho de 2015

Tarcísio


Tharsicius é o nome em latim de um santo mártir romano, São Tarsicio. Portanto, segundo o Behind The NameTarcísio pode ser uma outra grafia do mesmo nome. Ou então, pode derivar do grego "tarsikos", ou seja, "aquele que veio de Tarso".

Sendo assim, está relacionado a cidade de Tarso, na Turquia, sendo portanto, um nome que pode ser considerado geográfico.

É um nome que não possui variações em outras línguas, exceto a grafia Tarsicio e o latim Tharsicius. A sonoridade do T no inicio do nome já confere uma marcação forte, que é intensificada com o “S” com som Z. O fato de começar com uma consoante forte, o “T” e terminar com -sio com som de Z lhe confere masculinidade.

Portanto, imagino-o como um nome atrevido e audacioso, para mim um Tarcísio jamais poderia ser uma pessoa que passa despercebida num grupo de amigos ou na sociedade. É um nome feito para alguém de personalidade forte usar.

Por outro lado, talvez pela centena de personagens interpretados pelo ídolo Tarcísio Meira, parece um nome bastante versátil. Não é um nome que permaneça preso a uma imagem de pessoa idosa muito menos um nome que represente o universo infantil. O nome cresce com a pessoa e acompanha bem todas as fases da vida.

Outro ponto positivo é que Tarcísio não vem com nenhum apelido obvio e automático. Porém, para aqueles que amam compostos, ele tem uma característica negativa: por ser forte e bastar a si mesmo, não funciona bem na maioria dos compostos, mesmos naqueles mais comuns com composições com João, José ou Luís.

Algumas curiosidades:

  • São Tarcísio viveu em Roma por volta do ano 258 da era cristã. A Wikipédia italiana indica como provável que tenha vivido entre 263 e 275 d.C. O pouco que se sabe sobre ele vem da epígrafe em seu túmulo, escrita pelo Papa Dâmaso I, que foi papa no século seguinte ao que Tarcísio viveu. É considerado o padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários. A história de São Tarcísio foi filmada no Brasil pelo Pe. Antônio S. Bogaz em 2010 no filme "Pão Divino - a Vida de São Tarcísio". Este filme está disponível em DVD e foi produzido pela TV Século XXI da Associação do Senhor Jesus a cargo do Pe. Eduardo Dougherty.
  • Tarcísio Magalhães Sobrinho, mais conhecido como Tarcísio Meira (São Paulo, 5 de outubro de 1935), é um ator brasileiro de cinema, teatro e de televisão. É casado com a atriz Glória Menezes, com quem tem um filho, Tarcísio Filho, também ator.




By





.

13 comentários:

  1. Gosto demais desse nome. Acho um nome forte, másculo, e atualmente não é muito usado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos usado ainda é Tarcizio, com "S". Só vi 4 nomes assim. Meu e meu filho é assim.

      Excluir
  2. Apesar de pouquíssimas pessoas gostarem desse nome, sou apaixonada por ele! Acho perfeito!

    ResponderExcluir
  3. O meu nome é Tarsicio como meu falecido pai.
    Quando era mais jovem não gostava do meu nome por ser muito diferente.
    Hoje não me imagino com outro nome.

    ResponderExcluir
  4. Q bom q vc gosta de seu nome. Vc tem apelido? Coloquei no meu filho, porque há anos atrás conheci um rapaz com esse nome e achei lindo. Mas fico com medo dele não gostar quando crescer. Queria colocar um apelido mas vejo qual, pois tata é muito feminino

    ResponderExcluir
  5. A sonoridade é linda! ♡♡♡
    Um encanto de nome masculino! Lindo!

    ResponderExcluir
  6. Meu pai chamava TARCIZIO VIEIRA, meu filho Tarcizio Vieira Neto. No lugar do 2o "S" é "Z". Se tornou ainda mais raro. Alem de meu pai e meu filho, só vi mais dois nomes.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito, pois meu nome e Tarcizio, que diferente do que as pessoas tem costume que e com S, o meu e com Z, antigamente nao achava meu nome tao legal, mas hoje nao me imagino com outro nome

    ResponderExcluir
  8. MEU NOME É
    ..TARCISIO..

    ResponderExcluir