quarta-feira, 15 de julho de 2015

Silvestra

.




Hoje vou falar sobre um nome que, provavelmente, tem poucos adeptos. Minha esperança de melhorar a impressão sobre ele é quase nula, porém, é daqueles nomes que inexplicavelmente adoro e ingenuamente não entendo por que é tão desprezado. Estou falando sobre Silvestra.

Trata-se de uma variante feminina de Silvestre, que também possui as opções Silvester (inglês) e Silvestro (italiano).

Origina-se de um nome romano que significa “da floresta”, vindo da palavra latina “silva”, que quer dizer “madeira, floresta”. A versão masculina nomeou três papas, incluindo São Silvestre I, que supostamente teria batizado o primeiro imperador romano cristão, Constantino, o Grande.

Behind The Name aponta que Silvestra é um nome feminino usado na Itália e na Eslovênia. Apesar disso, no “Mapa do Nome” disponibilizado no site Nomix.it (nomes italianos) com base nas listas telefônicas, o nome não resgata resultados.

Nomes com início semelhante e o mesmo significado são Sílvia Silvana, que foram constantemente usados ao longo do tempo em português. Então, o problema não é o som de “Silvi”, mas a terminação -estra.

A terminação bastante diferenciada causa estranhamento das pessoas, que acabam por considerá-lo agressivo, pesado e masculino.

Entretanto, aos meus ouvidos ele soa forte, marcante, imponente e grandioso.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há apenas 70 pessoas chamadas Silvestra no país, durante o período da pesquisa. O estado de destaque segundo o site é o Maranhão, mas devido ao baixo número de representantes do nome, não há gráfico sobre as décadas de maior número de registros. 

A pesquisa no Google e na Wikipedia não resgata resultados, pois o buscador automaticamente redireciona a pesquisa para "Silvestre". No facebook, por outro lado é possível encontrar várias páginas e várias pessoas com este nome, mas poucas são brasileiras e nenhuma é portuguesa. No Brasil, encontrei uma em Minas Gerais e outra na Paraíba. 


As nacionalidades das Silvestra encontradas no facebook são bem espalhadas: Encontrei uma em Sófia, na Bulgária, outra em Liubliana (Eslovênia), Zagreb (na Croácia), em Nápoles (na Itália) e até nas Filipinas. Ou seja, impossível dizer onde Silvestra pode ser mais usado, embora eu arrisque um palpite em relação a Eslovênia, Croácia, Eslováquia e República Tcheca. 


Em alguns lugares, Silvestras, assim mesmo com S, como se fosse um plural, é usado no masculino. 





By





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário