terça-feira, 21 de julho de 2015

Rosália



É um nome latino antigo derivado da palavra “Rosa”, segundo o Behind The Name. Outras fontes indicam que o nome Rosália resulta da contração dos nomes "Rosa" e "Lilia" (Lirium).

Santa Rosália, em siciliano "Santa Rusulìa", nascida Rosalia Sinibaldi (1130 — 1160) foi uma nobre virgem de Palermo (Sicília) tornada santa da Igreja Católica. Segundo a tradição católica, pertencia a uma nobre família normanda, descendente de Carlos Magno. Era filha de Sinibaldo, senhor de Quisquina e Rose, na província de Agrigento, então chamada Girgenti. Viveu na corte de Rogério II, até retirar-se como eremita em uma gruta no Monte Pelegrino, nas proximidades de Palermo, onde morreu. Atribui-se a ela o milagre de ter salvado Palermo da Peste, no século XVII.

Como nessa época a Sicilia, onde fica Palermo, era um território pertencente à coroa de Aragão, a relação com a Espanha sempre foi muito próxima. Sendo assim, muitas pessoas foram nomeadas na Espanha com o nome Rosália.

Além disso, esse uso espanhol foi transferido para suas colônias, sendo que ele se tornou comum nos países de língua espanhola da América: uma das mais expoentes poetisas da literatura latino-americana, nascida em Santiago de Compostela, chama-se Rosalía de Castro.

Rosália de Ivrea, (ca. 955 - Gante, 7 de fevereiro de 1003), também chamada Rosália de Itália ou Susana de Itália foi condessa de Flandres e depois rainha consorte de França, casada com Roberto II de França.

Outros idiomas: Rozalija, Rozika (croata), Rosalie (Inglês), Rosalie (francês), Rosalía (Galego), Rosalie (alemão), Rozalia (húngaro), Rosalia, Lia (italiano), Rosalia (Late Roman), Rozalija (letão), Rozalija (lituano), Rozalija (macedônio), Rozalia (polonês), Rozalia (romeno), Rozaliya (russo), Rozalija, Zala (esloveno), Rosalía (Espanhol).

No Brasil, o nome se tornou mais conhecido após a interpretação de Thais Fersoza de sua personagem Rosália, na novela Dona Xepa, exibida na Rede Record em 2011. Entretanto, a personagem era uma vilã e o nome não “decolou”.

Eu o considero um nome arejado e musical. Dá-me a impressão de uma pessoa ensolarada, de alegria e simpatia borbulhante. Apesar da origem religiosa e medieval, considero-o quente, enérgico e intenso. Creio que caberia muito bem em uma menina nos dias de hoje.



by






.

5 comentários:

  1. Me chamo Rosália mas não gosto do meu nome acho feio

    ResponderExcluir
  2. Eu me chamo Rosalia. Amo meu nome, sou tudo isso mesmo que li.

    ResponderExcluir
  3. Também me chamo Rosalia, era o nome da minha avó paterna ,que nasceu no dia da Santa Rosália . Agora descobri porque a mãe dela deu esse nome

    ResponderExcluir