quinta-feira, 23 de julho de 2015

Moema




Moema é um nome de origem tupi-guarani, e muitos sites apontam seu significado como sendo "doce". Infelizmente, há muita etimologia incorreta sobre palavras indígenas, e na verdade, em tupi antigo, Moema significa "mentira".

Obviamente não deveria ser usado como antropônimo entre índios antigos tupis, visto que não seria algo muito auspicioso associar esse significado ao nome de quem quer que fosse, sobretudo de uma mulher. A mentira não era uma qualidade feminina muito apreciada - como ainda hoje não o é.

Seu uso como nome feminino, na realidade, é proveniente da literatura. Conforme o professor Eduardo Navarro (professor de Língua Tupi, da USP), em seu "Dicionário de Tupi Antigo - a língua clássica do Brasil" (São Paulo, Global, 2013, p. 287):



"Daí provém a famosa personagem da epopeia Caramuru, do Frei José de Santa Rita Durão, a índia MOEMA. Ela era uma das amantes de Diogo Álvares Correia, herói do poema épico, que se casara com a índia Paraguaçu. Partindo esses dois para a Europa num navio francês, MOEMA (isto é, a mentira do amor não sacramentado pelo casamento, segundo Frei Durão), foi, com outras ex-amantes dele, até o navio, nadando em alto-mar, para recriminar Correia por não retribuir seu amor. Ali se afogou".



Entretanto, Ulisses significa "ódio", Cláudia significa "manca, aleijada", e Cecília significa "cega", e o significado nunca foi motivo para as pessoas deixarem de usar o nome. Eu adoro a conotação literária que ele possui, e o considero um dos nomes indígenas mais graciosos e usáveis nos dias atuais. 

O nome Moema foi usado no Brasil para nomear pessoas, praças, cidades, locais, enfim, justamente a partir dessa tentativa de resgatar nomes indígenas como símbolo de valorização da cultura brasileira, das nossas raízes, tão renegadas durante séculos.

Por isso hoje Moema é o nome de um distrito do município de São Paulo, de um município de Minas Gerais, de uma estação de metrô de São Paulo. 

Algumas personalidades interessantes do nome são: 

Moema Gramacho, bióloga, química analista e política brasileira, vereadora de Salvador, deputada estadual da Bahia, filiada ao Partido dos Trabalhadores; 

Moema Correia São Thiago é uma advogada e política brasileira, nascida no município de Formiga, e eleita deputada federal pelo Ceará.

Moema Libera Viezzer (Caxias do Sul, 1938) é uma escritora, socióloga e militante feminista brasileira. Atuou em projetos educativos no Nordeste do brasil, ficou exilada durante o Regime Militar, trabalhou no Peru, Inglaterra e México e retornou para o Brasil depois da anistia, quando fundou a Rede Mulher de Educação. Sua principal obra é “Se me deixam falar – Domitila” (1976) baseado na história real da militante feminista e operária boliviana Domitila Barrios de Chungara. Foi uma das brasileiras indicadas para o Prêmio Nobel da Paz em 2005.

Moema também é o título de uma pintura de Victor Meirelles, que está exposta no Museu de São Paulo - MASP:

vm_moema
"Moema", Victor Meirelles.
Embora este tenha sido um nome provavelmente criado para a literatura, e não usado em indígenas, e também possivelmente tenha sido alterada sua verdadeira forma para parecer-se mais com um nome, ainda assim, considero o uso dele um grito de valorização à cultura brasileira e a toda a historicidade indígena.

Tem toda uma magia e misticismo, ligado à natureza, ao contato com rios, florestas e animais, que só consigo ver "Moema" associado a uma mulher de muito brilho.




By





.

9 comentários:

  1. Puxa, fiquei chocada.....brincadeira, amo meu nome.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho lindo, independente do que significa.

    ResponderExcluir
  3. Achei isso no Dicionário de Nomes Próprios:
    “Moema: Significa “aquela que está adoçando”.

    Tem origem no tupi moeemo, calcado no gerúndio, que quer dizer “adoçando”, transformado para o feminino, significa “aquela que está adoçando”.

    O nome foi criado pelo Frei de Santa Rita Durão, para um personagem do seu famoso poema “Caramuru”, que conta a história do náufrago português Diogo Álvares Correia, no tempo em que viveu entre os índios Tupinambás”.

    Será que está incorreto?

    ResponderExcluir
  4. Amo o meu nome Moema independente do significado. Sou única, plena amo a natureza.

    ResponderExcluir
  5. Uma doçura o nome Moema .Doce como a minha amada.

    ResponderExcluir
  6. Amo meu nome! Me sinto essa mulher parte da natureza, forte e que luta pelo quer por quem ama! Sou grata a meus pais que se inspiraram no Caramuru pra me dar esse nome. Se voltar em outras vidas, ficaria feliz em receber esse nome novamente! Adoro!

    ResponderExcluir