quarta-feira, 22 de julho de 2015

Moara




Moara é um nome de origem tupi-guarani que pode ter diversos significados, a partir de um dos sentidos do verbo mo'ar: fazer cair, derrubar - derrubada, queda; fazer nascer, parir - parteira; acender - pederneira; fazer embarcar - corda ou escada ou rampa para auxiliar a o ato de embarcar. 

A Universidade Federal do Paraná escolheu o nome “Moara” para nomear a sua Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras.


Moara é o nome de uma das filhas de Marina Silva (Moara Vaz de Lima). Outra personalidade conhecida é Moara Sacilotti, que dedicou-se ao MotoCross e agora é piloto de disputas de rally, que aos 18 anos foi a primeira mulher a disputar o Rally dos Sertões de moto.

Um ponto positivo para quem gosta de apelidos, é a possibilidade do uso do diminutivo fofo "MOA", inclusive, é assim que a piloto de Rally Moara Sacilotti é conhecida. 

O ponto negativo vem a cargo da associação do nome Moara com o verbo "moer".

Na minha opinião, é um dos melhores nomes que a bagagem da cultura indígena tem a nos oferecer. 

Tentar buscar a história e etimologia de nomes indígenas e brasileiros é muito complicado. Infelizmente, linguistas de todas as épocas fizeram pouco caso - e ainda fazem - com relação ao tupi e outros dialetos, de modo que os deixaram morrer sem documentá-los. Muito diferente do Paraguai por exemplo, que tem o Guarani como seu segundo idioma oficial que ainda é falado e ensinado no país. 

Quando se busca grafias corretas é mais complicado ainda: sabemos que os índios não possuíam linguagem escrita, portanto, tentaram adequar a sua fala às letras do alfabeto ocidental. Isso mudou não só a pronúncia, mas mudou as identidades: os povos indígenas e seus membros são nomeados e tem seus nomes escritos por não índios.

Então, dificilmente saberemos a história da origem de Moara e seu significado, com a precisão e confiabilidade necessária. Entretanto, esse não é um motivo para deixar de usar esses nomes e valorizar a cultura dos nossos antepassados, afinal, praticamente todos os brasileiros possuem sangue indígena misturado com negros, europeus e asiáticos.



By



.



7 comentários:

  1. ai que tudo!!Obrigada por mostrar que meu nome tem outros significados!! não sabia que marina Silva tinha uma filha com meu nome!! um abraço ♥♥ Moara Silvia♥♥

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ler textos que realmente tentam explicar a origem do meu nome, sempre encontrei o significado de "aquela que auxilia no parto" mas não acho que a junção de MÓ: fazer, fazendo, tornar, tornando
    e
    ARA: dia, luz, tempo, clima, nuvem, hora, nascer
    é específica assim, gosto de pensar como Marina Silva, que diz que o significado de Moara tem a ver com Liberdade!

    ResponderExcluir
  3. Lindo nome, com esse texto foi esclarecido,a dúvida quanto ao significado (Moara)

    ResponderExcluir
  4. Já amava meu nome e agora amo muito mais😍

    ResponderExcluir
  5. Amei ver meu nome e parte de tantos dos seus significados, faço jus a parte dele, vivo da minha arte, artesã indígena com muito orgulho. ass: Moara de Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Minha filha é Moara! Descobri depois q Marina Silva tem uma filha com o mesmo nome.

    ResponderExcluir