sábado, 25 de julho de 2015

Lourença

.
Forma portuguesa de Laurentia, o feminino de Laurentius, que significa “a partir de Laurentum”. Laurentum era uma cidade antiga, provavelmente tendo seu nome derivado da palavra latina “Laurus” (Louro).

Outras formas femininas com a mesma origem e significado são: Lauren, Laryn, Laurena, Laurencia, Lauryn, Loren, Loren, Laura.

As pessoas evidentemente estão acostumadas com a versão masculina, Lourenço ou Lorenzo. Por isso, de primeira, o nome pode ser vítima de muitos narizes tortos quando se trata de uma variante feminina.

Para mim, é um nome poderoso, que caberia muito bem em uma rainha ou uma princesa de uma família real hispânica ou portuguesa. É um nome imponente, que denota respeito, por isso a impressão sobre ele é de ser carregado por uma pessoa que irá fazer coisas grandiosas.

Pode não parecer propriamente bonito, numa primeira análise, mas sem dúvida é um nome forte e inconfundível.


Embora para os brasileiros possa ser um nome bastante incomum e pesado, em Portugal ele provavelmente já possui seus adeptos: Lourença Baldaque, nascida no Porto em 1979 é uma escritora portuguesa, famosa pela obra “A alegria do bem e do mal” e “A neblina”. Por conta dela, talvez o seu nome já não seja motivo de estranhamento, pelo menos no mundo da literatura. 




By




.

Um comentário:

  1. Caramba pela primeira vez encontro um significado bem explicado do meu nome😅🙃

    ResponderExcluir