quinta-feira, 23 de julho de 2015

Lola



Lola é daqueles nomes que está sempre na berlinda, por ser usado como apelido. Além de ser apelido de Dolores, ainda dá para fazer Lola ter um diminutivo: Lolita, Lolinha. Em se tratando de uma forma curta, ainda pode parecer um nome um pouco duvidoso para quem é radicalmente contra a tendência de nomes-apelido.

O site Behind The Name aponta Lola como um diminutivo de Dolores, mas pode ser apelido/alcunha de muitos outros nomes, inclusive Lurdes, Lorelei, Laura e ... Aurora (?!).  Portanto, é difícil estabelecer um significado: praticamente todos os nomes com som parecido podem acabar resultando em Lola como apelido. Mas se pegarmos a vertente do Behind The Name, Dolores significa “dores”.

Em Tagalog (ou tagalo), língua falada nas Filipinas, “Lola” significa “avó”.

Inegavelmente, artistas famosos principalmente de países anglófonos apropriaram-se do nome: Lola Schnabel Montes, filha do artista Julian Schnabel, um pintor expressionista norte-americano; Lola também é o nome da filha de Annie Lennox, uma cantora escocesa, conhecida por ser vocalista do grupo Eurythmics (Os outros filhos são Daniel e Tali); Lola Ray é o nome da filha de Jennie Garth, atriz norte-americana (suas outras filhas são Luca Bella e Fiona Eve); Lola Rose é o nome da filha de Denise Richards, atriz estadunidense; Lola Grace é o nome da filha de Kelly Ripa, apresentadora de TV dos EUA; E por último, mas não menos notável, Lola é o apelido de Lurdes Maria, filha da Pop Star Madonna.

O nome foi escolhido também para uma fragrância de Marc Jacobs, que segundo ele, é sua visão de feminino e sexy. O perfume, descrito como um floral quente, pretende passar a  imagem de algo irresistivelmente sedutor, tentador. Curiosamente, essa visão passa longe da impressão que tenho sobre Lola.

Creio que corrobora com isso o fato de muitos autores terem usado o nome Lola para mulheres muito sensuais em suas histórias. Um estereótipo de uma espanhola de vermelho portando castanholas. E realmente isso não é uma visão a ser alimentada.

Indiscutivelmente Lola trata-se de um nome “fofinho”: se fosse algo de tocar seria macio e delicado; Se fosse algo de comer seria doce; Se fosse algo de sentir seria quentinho; É um nome que passa uma sensação de conforto, de ternura, aconchego.

Em suma, chega a ser engraçado que um nome tão amoroso, delicado e fofo venha outro nome que significa “dores”.




By



.

2 comentários:

  1. Adorei,adoraria receber mais informações tão singulares como essa.Esta de parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha madrinha chamava se Lola, ou melhor, era conhecida por esse apelido...nunca soube qual seu nome ...

    ResponderExcluir