sexta-feira, 24 de julho de 2015

Leonora



Leonora é considerada, pelo menos no site Behind The Name, uma forma italiana de Eleonor. No entanto, é Eleonora que está no Top 20 italiano e não Leonora, apesar de serem variantes do mesmo nome. Situando no tempo e espaço, Leonora não tem significado conhecido e comprovado. Alguns sites dão como variante de Helena, mas não há nenhuma evidencia etimológica de que isso seja verdadeiro.

O mais provável é que origine-se de Alienor, o nome consagrado por Alienor da Aquitânia (Século XII), que era filha de uma Aenor. Logo, Alienor significava “A outra Aenor” para diferenciá-la de sua mãe. Ela foi casada com Luis VII, Rei da França, e mais tarde com Henry II, Rei na Inglaterra. Alienor da Aquitânia e o Rei Henry II, tiveram uma filha, conhecida como Leonor, Rainha de Castela, esposa do Rei Afonso VIII.

Praticamente todas as casas reais da Europa, inclusive a família imperial brasileira descendem, remotamente, de Alienor de Aquitânia, e isso explica por que esse nome é tão popular entre a realeza de inúmeros países.

A associação com a palavra em latim “Leo”, ou em grego “Lion” para “leão” pode causar um entendimento errôneo e uma classificação errada de Leonora como sendo um nome que está na família de Leona ou Leonardo. Infelizmente, eles não têm nenhum parentesco, já que Leonardo é um nome germânico.

Variantes: Lora, Nora

Diminutivos: Lorita, Norina

Outros idiomas: Eleonora (búlgaro), Eleonora, Ellinor, Ella, Nora (dinamarquês), Eleonora, Ellen, Noor, Noortje, Nora (holandês), Eleanor, Elea, Eleanora, Eleanore, Elenora, Elinor, Ella, Elle, Ellie, Elly, Elnora, Leanora, Lenora, Lenore, Nell, Nelle, Nellie, Nelly, Nonie, Nora, Norah, Noreen, Norene (Inglês), Eleonora, Eleonoora, Ella, Elli, Noora (finlandês), Eléonore (francês), Eleonora , Eleonore, Leonore, Lore, Nora (alemão), Eleonora, Nora (húngaro), Eleonora, Ellinor, Ella, Nora (norueguês), Aliénor (Occitan), Eleonora (polonês), Leonor (Português), Eilionoir, Eilidh (escocês ), Leonor (espanhol), Eleonor, Eleonora, Ellinor, Ella, Nora (sueco).

Pessoalmente, nunca consegui decidir de qual variante desse nome gosto mais.  A única que não aprecio é Leonor, por me parecer exageradamente masculino e áspero. Entretanto, logo depois de Eleonora, que já foi explorado neste blog pelo Rafael Lamberto (confira aqui), minha variante preferida é Leonora.

A pronúncia brasileira e portuguesa deste nome varia muito, tanto que é difícil para os portugueses entenderem a beleza que eu vejo na pronúncia, pois damos a ela uma sonoridade mais fechada e compassada, ao passo que em Portugal, a pronúncia acaba se transformando em algo como “Liunóra” (não é a regra, pois existem sotaques regionais).

De minha parte, faltam adjetivos para descrever com precisão tudo que vejo sobre o nome: ele é indescritivelmente soberbo, maravilhoso, fantástico. Sua sonoridade é deliciosa, sua história é majestosa, e isso tudo torna imperceptível o fato de não conhecermos o seu real significado. Um ponto contra é a questão de dois apelidos óbvios: Leo e Nora. Entretanto, a magnitude do nome é tanta que podemos muito bem passar por cima disso (para pessoas que, como eu, não gostam de apelidos, evidentemente).

É um nome brilhante e espetacular; O som dos dois “O” no  meio do nome lhe conferem uma sonoridade intensa, o ar nobre e medieval o tornam completamente especial. Infelizmente em Portugal, Leonor roubou a cena e se tornou um popular exageradamente usado, o que dificulta para os portugueses verem Leonora como um nome único e original, ou seja, sempre vai parecer que “Gostava de Leonor, mas ficou  popular demais, então coloquei um A no final”.

Já no Brasil, nenhuma variante desse nome é popular, logo, é uma garantia de originalidade e sucesso.

Curiosidades:

696 Leonora é o nome de um asteróide que orbita o sol.

Leonora Piper (Nascida Symonds, Boston, 1859 - 30 de julho de 1950) foi uma das mais notórias médiuns da história do Espiritualismo e da Parapsicologia. Foi provavelmente a personalidade médium mais estudada e uma das mais validadas por cientistas, tendo sido profundamente investigada em vida por quase 25 anos.

Leonora Carrington (6 de abril de 1917 - 25 de maio de 2011) foi uma pintora surrealista, escritora e escultora. Viveu a maior parte da sua vida na Cidade do México mas nasceu na Inglaterra.


Leonora Christina Ulfeld (nascida condessa Leonor Cristina de Schleswig-Holstein), (Hillerød, 8 de Julho de 1621 - Maribo, 16 de Março de 1698) foi uma filha do rei Cristiano IV da Dinamarca e esposa do conde Corfitz Ulfeldt. Conhecida na Dinamarca desde o século XIX pela publicação póstuma da sua auto-biografia, Jammersmind, escrita em segredo durante duas décadas de prisão solitária numa masmorra real, a sua versão íntima dos acontecimentos mais importantes da História da Europa aos quais assistiu, juntamente com a contemplação das dificuldades que passou como prisioneira política, ainda atraem muito interesse, respeito dos intelectuais e tornou-se quase uma lenda da literatura e arte dinamarquesas.





By




.

10 comentários:

  1. Me chamo Leonora, gosto muito de meu nome,agora vi a história que este nome tem,achei chique!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Leonora e simplesmente amo meu nome. Mas não foi sempre assim. Na infância não gostava justamente porque algumas pessoas o pronunciava com o segundo "o" aberto e Eu não gostava, ou queriam colocar a letra "u" após o segundo "o".

    ResponderExcluir
  3. É o nome da minha filhota de 6 ans.

    ResponderExcluir
  4. Minha filha se chama Leonora em homenagem a minha avó e bisavó, não as conheci, porém sou apaixonada pelo nome

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Leonora, sempre gostei,agora mais,bjs

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Leonora e amo muito meu nome. E wau achei lindo o nome com essas histórias amei mesmo

    ResponderExcluir
  7. Ah, que delícia saber a história do meu nome! Já havia visto outras histórias a respeito da origem. Mas essa daqui me trouxe mais informações... Grata por isso!

    ResponderExcluir
  8. Esse nome é um luxo, amo!

    ResponderExcluir
  9. Acho bonito também, mas o meu nome é Leanara

    ResponderExcluir