sexta-feira, 24 de julho de 2015

Justine

.
Justine é a forma francesa feminina de Iustinus (Justino). Originou-se a partir do nome Iustinus (latim), que foi derivado de Justus, nome que significa “Justo, Justiça”, literalmente.   Este é o nome da heroína no romance 'Justine' (1791) do Marquês de Sade.

Outros idiomas: Justina, Justyna (Checo), Giustina (italiano), Iustina, Justina (Late Roman), Stien (Limburguês), Justina (lituano), Justyna (polonês), Ustinya, Yustina (russo), Justina (eslovaco), Justina (esloveno).

Mais um nome que possui uma variante em português, Justina, que acho pouco atraente, pesada e desgastada. No entanto, a variante com a terminação em “e” tem para mim uma representação muito mais suave, feminina e moderna.

É como fazer uma customização numa peça de roupa antiga, e transformá-la em algo fashion e glamoroso.

Os dois famosos Justin Bieber e Justin Timberlake talvez ajudem a dar a contemporaneidade que o nome merece, afinal, algo tão doce, meigo e delicado não pode ficar nas gavetas por muito mais tempo.

Conta com o benefício da originalidade, já que não é fácil encontrar pessoas chamadas Justine em praticamente nenhuma geração do Brasil ou de Portugal.  De qualquer forma é preciso ter personalidade para arcar com essa escolha: o nome provavelmente vai ser considerado fora de moda e incomum pelas pessoas que estão sempre a seguir modinhas.

Enfim, Justine soa como um nome verdadeiro e romântico, é elegante e gracioso na sonoridade e fica muito bem na pronúncia portuguesa.




By




.



Um comentário: