domingo, 5 de julho de 2015

Hugo

.

Hugo é a forma latinizada de Hugh, a partir de um sobrenome que pertenceu ao francês Victor Hugo, autor de "O corcunda de Notre Dame" e "Os miseráveis". 

Está no ranking anual do Baby Center no composto Victor Hugo, na 62a posição. Porém, Hugo sozinho em São Paulo, segundo dados da Arpen/SP (2014), teve 535 registros. 

Seu significado provém do elemento germânico "Hug", que significa "coração, mente, espírito". Era comum entre os nobres francos e franceses, tendo sido suportado por Hugh Capet, um Rei da França no século X, que fundou a Dinastia Capetina.

Os normandos trouxeram o nome para a Inglaterra e tornou-se comum por lá, mais ainda após o tempo do bispo do século XII, São Hugo de Lincoln, que era conhecido por sua caridade. Este foi também o nome de dois reis de Chipre e do Reino Cruzado de Jerusalém. 

Variantes: Hugh (Inglês), Huguo (germânico antigo)

Outros idiomas: Hugues (francês), Ugo (italiano), Hudde (Inglês Medieval), Shug (escocês), Huw (Galês).

Hugo passa a impressão de ser o nome de um menino incrível e sofisticado. 

Personalidades

Hugo de Groot é um escritor muito famoso na Holanda.

Hugo Alfvén Emil foi um sueco compositor, maestro, violinista, e pintor.

Outro portador famoso é o ator Hugo Weaving, mais conhecido por seus papéis em "O Senhor dos Anéis 'e trilogias' The Matrix '.

Hugo Simberg, um pintor finlandês famoso por suas pinturas simbólicas e artes gráficas.

Hugo Gernsback era um escritor precoce influente e editor de romances de ficção científica, hoje considerado por muitos como o pai do gênero.

Para quem leu o sétimo livro da série Harry Potter, sabe que Hugo Weasley é o nome do filho de Rony e Hermione. 


By





.

2 comentários: