sexta-feira, 17 de julho de 2015

Dimitri




Sou entusiasmada por nomes russos. Qualquer nome comum na língua portuguesa ganha uma musicalidade na versão russa (e não é a toa que eu tenho um Andrei – e não um André em casa).  Um dos meus favoritos é Dimitri.

Embora a grafia russa usualmente seja Dmitriy, nesse caso menos é mais, e para se tornar viável em português é melhor usar a grafia eslava mesmo: Dimitri. Uma curiosidade nesse sentido: Dmitriy Mendeleev foi o químico russo que inventou a tabela periódica.

Sendo este uma forma de Demétrio, uma forma latinizada do nome grego Δημητριος (Demetrios), derivado do nome da deusa grega Deméter, o nome Dimitri além de ter aquele toque russo especial ainda tem origem grega: encaixa perfeitamente nas minhas preferências culturais.

Reis da Macedônia e do reino selêucida tiveram este nome. Este foi também o nome de vários santos, incluindo um São Demétrio que foi martirizado no século IV.

Além de ser um nome russo, de origem grega, ter sido usado em famílias reais selêucidas e macedônicas, Dimitri ainda tem ligação com a deusa Deméter, e portanto, aquele envolvimento especial com a terra, o cultivo, a agricultura, os grãos. Portanto, preenche um critério importante de quem deseja nomear um filho com um nome ligado à natureza.

Possui como variantes:  
Dmitri, Dmitrii, Dmitriy, Dmitry (russo)

Diminutivos:
Dima, Mitya (russo)


Outros idiomas: DemetriosDemetrius (grego antigo), DimitarMitre (búlgaro), Dmitar (croata), DemetriosDimitriosDimitris (grego), DemeterDömötör (húngaro), Demetrio (italiano), DimitarDimitrijMitre (macedônio), Demétrio (Português), DumitruMítica (romeno), Dimitrije, Dmitar (sérvio), DimitrijMitja (esloveno), Demetrio (espanhol), Dmytro (ucraniano).

No Brasil, foi o nome de um famoso perfume masculino da marca de Cosméticos “O Boticário”.

Na novela “Começar de Novo”, da Rede Globo, que foi ao ar no ano de 2004, o ator Antônio Abujamra interpretou o personagem Dimitri Nicolaievitch. A novela teve uma temática envolvendo imigrantes russos e por isso contou com vários nomes usuais no país.

No filme Anastácia, em animação, existe um Dimitri que encontra Anastácia e a entrega para a Imperatriz Marie, sobrevivente do massacre. Na verdade, Dimitri nunca existiu, mas fica a referência.



By




.