sábado, 18 de julho de 2015

Dandara




Dandara é um nome apreciado moderadamente no Brasil, mas buscar o seu significado é potencialmente problemático. 

Sabe-se que Dandara foi a esposa de Zumbi dos Palmares, com ele teve três filhos, lutou na resistência aos ataques ao quilombo e quando derrotada, jogou-se de um abismo para não voltar a condição de escrava.

A guerreira negra do período colonial brasileiro é um personagem envolto de grande mistério. Quase não existem dados ou fatos sobre a vida dela, e a maioria dos relatos são esparsos e desconexos, com ares de lenda. Dandara é descrita como uma heroína que dominava técnicas de capoeira e teria lutado ao lado de homens e mulheres nas muitas batalhas consequentes aos ataques a Palmares, estabelecido na região de Alagoas, no século XVII.

Não se sabe se a mulher de Zumbi nasceu no Brasil ou no continente africano, mas teria se juntado ainda menina ao grupo de negros rebeldes que desafiaram o sistema colonial por cerca de um século. Segundo a Wikipedia, ela participava também da elaboração das estratégias de resistência do Quilombo. 

Embora tenha essa personagem histórica fantástica como referência, o nome veio a tornar-se conhecido mesmo com o nascimento da Dandara Guerra, filha da atriz brasileira Cláudia Ohana, em 1983. Não é um nome popular, mas também não pode ser considerado desconhecido, afinal, nasceram 72 meninas Dandara em São Paulo em 2014 (Arpen/SP).

Replicando aqui um parágrafo do texto publicado no blog "Mundo Cíbrido", de autoria de Dandara Sanches, podemos ter uma ideia do estranhamento que algumas pessoas tinham (ou ainda tem) no começo:

"O que? Tandara? Tamara? Samara? Nathalia? – Dandara/Dandara/Dandaraííííííí – É o nome daquele desenho, né? Olho de Dandara? – Mas, foi sua mãe ou seu pai que inventou esse nome? Desculpa humanidade. A música do Katinguelê é Inara. O olho é de Thundera. O nome é Dandara".
Leia tudo aqui. 
Portanto, sabemos que o nome é africano, sabemos que sua sonoridade é exótica, mas infelizmente não temos como saber o significado nem a origem do nome. Para compensar a ausência do significado, temos a história fenomenal da esposa de Zumbi dos Palmares e, podemos dizer, uma menina nascida Dandara já pode contar-se "dona" de uma música de ótima qualidade, da cantora brasileira Simone:
Dandara
Ela tem nome de mulher guerreira
E se veste de um jeito que só ela
Ela vive entre o aqui e o alheio
As meninas não gostam muito dela
Ela tem um tribal no tornozelo
E na nuca adormece uma serpente
O que faz ela ser quase um segredo
É ser ela assim tão transparente




By


.

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Verdade?!....Então adicione ou informe isso à Wikipedia. Blz?!

      Excluir
  2. Segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), Dandara é o nome de 11.705 pessoas, a maioria nascidas nos anos 2000, e o estado onde são mais frequentes é no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biz!Bom saber,pois acho que estou quase apaixonado por uma dessas mulheres. Mas a que me refiro não mora no Estado fluminense e acho que não não nasceu lá também, mas aqui no Estado do Pará e mora aqui na região metropolitana de Belém.

      Excluir
  3. A música foi escrita por Francisco Bosco, em homenagem a Dandara Guerra, e interpretada por Ivan Lins e Simone

    ResponderExcluir
  4. Nossa! To admirada de ter encontrado um post assim com o meu nome! Adorei!hehe Com os apelidos e músicas que as pessoas cantam então... igualzinho! hahahhah
    Minha mãe escolheu este nome depois que viu numa revista a Claudia Ohana e a filha, mas decidiu colocar mesmo depois que procurou o significado blíblico... fragmentando o nome, "Dan" significa "Deus é meu juiz" (O mesmo de Daniel) e "Dara" é "Pérola da sabedoria" (já encontrei também "Coração da sabedoria"). Ambos os nomes são de origem Hebraica e estão na Bíblia. Achei legal contribuir com mais uma informação sobre esse nome tão lindo que é o meu! haha
    Para todas as Dandaras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sera o nome da minha filha!

      Excluir
    2. Bom saber que neste post tem brasileiros e brasileiras tão estudiosos curiosos e bastante informados em história e significados em geral! Pô tô curtindo pra caraca esse blog mui interativo e social... Show de bola!(expressão copiada de um mineiro pai d'égua que conheci trabalhando e vivendo aqui em Belém!

      Excluir
  5. Minha filha é Dandara. O nome veio à tona pelo filme Quilombo. A atriz teve sua filha posteriormente.Eu penso que o nome tenha mais relação com a Serpente espiritual Dan na cultura Daomé trazida ao Brasil pelos jejes do que por algo da bíblia.estou no perfil dela, mas meu nome é Renata Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dandara... na verdade o nome do povo Dahomé esta totalmente ligado a tribo de Dan, e o incidente das cobras abrasadoras do livro de Números, da Bíblia Cristã.
      A palavra DAHOMÉ, tem dois significados: Um está relacionado com certo Rei Ramilé que dizia que se transformava em serpente e morreu na terra de Dan. Daí ficou "Dan Imé" ou "Dahomé", ou seja: aquele que morreu na Terra da Serpente. Segundo as pesquisas, o trono desse rei era sustentado por serpentes de cobre cujas cabeças formavam os pés que iam até a terra. Esse seria um dos significados encontrados: Dan = "serpente sagrada" e Homé = "a terra de Dan", ou seja, Dahomé = "a terra da serpente sagrada", baseada nos escritos em Numeros 21:4-9:
      "Quando o povo hebreu peregrinava pelo deserto após a saída da escravidão em Khemet, desconsiderou o amor e a dedicação de Yah:
      Então partiram [os hebreus] do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Iavé e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que mordiam o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido mordido, olhar para ela. “E Moisés fez uma serpente de cobre, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, mordendo alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.” Se entende que as histórias se cruzam na cultura rica e recheada de significados dos maravilhosos povos africanos!

      Excluir
    2. Legal de verdade este post, é um show de conhecimento online!
      Valeu Dan Liron!

      Excluir
  6. Amei todas as informações. Tenho uma pequena grande Dandara. Na verdade Rafaela Danda, ela faz jus a todos os esclarecimentos sobre o nome pois com apenas 4 anos, tem personalidade forte, opnião própria e atitude, rs rs rs enfim... mais uma Dandara. Escolhemos o nome por achar bonito e após pesquisas saber que foi uma figura tão marcante.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  7. adorei o significado é muito lindo e profundo obrigada pelo esclarecimento

    ResponderExcluir