sábado, 18 de julho de 2015

Dandara




Dandara é um nome apreciado moderadamente no Brasil, mas buscar o seu significado é potencialmente problemático. 

Sabe-se que Dandara foi a esposa de Zumbi dos Palmares, com ele teve três filhos, lutou na resistência aos ataques ao quilombo e quando derrotada, jogou-se de um abismo para não voltar a condição de escrava.

A guerreira negra do período colonial brasileiro é um personagem envolto de grande mistério. Quase não existem dados ou fatos sobre a vida dela, e a maioria dos relatos são esparsos e desconexos, com ares de lenda. Dandara é descrita como uma heroína que dominava técnicas de capoeira e teria lutado ao lado de homens e mulheres nas muitas batalhas consequentes aos ataques a Palmares, estabelecido na região de Alagoas, no século XVII.

Não se sabe se a mulher de Zumbi nasceu no Brasil ou no continente africano, mas teria se juntado ainda menina ao grupo de negros rebeldes que desafiaram o sistema colonial por cerca de um século. Segundo a Wikipedia, ela participava também da elaboração das estratégias de resistência do Quilombo. 

Embora tenha essa personagem histórica fantástica como referência, o nome veio a tornar-se conhecido mesmo com o nascimento da Dandara Guerra, filha da atriz brasileira Cláudia Ohana, em 1983. Não é um nome popular, mas também não pode ser considerado desconhecido, afinal, nasceram 72 meninas Dandara em São Paulo em 2014 (Arpen/SP).

Replicando aqui um parágrafo do texto publicado no blog "Mundo Cíbrido", de autoria de Dandara Sanches, podemos ter uma ideia do estranhamento que algumas pessoas tinham (ou ainda tem) no começo:

"O que? Tandara? Tamara? Samara? Nathalia? – Dandara/Dandara/Dandaraííííííí – É o nome daquele desenho, né? Olho de Dandara? – Mas, foi sua mãe ou seu pai que inventou esse nome? Desculpa humanidade. A música do Katinguelê é Inara. O olho é de Thundera. O nome é Dandara".
Leia tudo aqui. 
Portanto, sabemos que o nome é africano, sabemos que sua sonoridade é exótica, mas infelizmente não temos como saber o significado nem a origem do nome. Para compensar a ausência do significado, temos a história fenomenal da esposa de Zumbi dos Palmares e, podemos dizer, uma menina nascida Dandara já pode contar-se "dona" de uma música de ótima qualidade, da cantora brasileira Simone:
Dandara
Ela tem nome de mulher guerreira
E se veste de um jeito que só ela
Ela vive entre o aqui e o alheio
As meninas não gostam muito dela
Ela tem um tribal no tornozelo
E na nuca adormece uma serpente
O que faz ela ser quase um segredo
É ser ela assim tão transparente




By


.