sexta-feira, 31 de julho de 2015

Consuelo

.

Consuelo é um nome espanhol que significa "consolo". É retirado do título de Nossa Senhora da Consolação, que em espanhol traduz-se para Nuestra Señora del Consuelo. 

Uma variante considerada pode ser Consuela, e o diminutivo mais usual em espanhol é "Chelo".

Quando penso nesse nome, vem a minha cabeça automaticamente a figura de uma mulher espanhola com vestes vermelhas e batom da mesma cor, uma flor gigante no cabelo dançando um flamenco com castanholas.

Sei que é uma visão estereotipada, mas em nada ela é ruim. Acho a Espanha mágica, interessante, quente e acolhedora. É um nome que também me remete a elegância do tango argentino, ou seja, praticamente associo "Consuelo" à música e à dança de países hispânicos. 

O significado religioso, na minha cabeça, ficou para trás faz muito tempo. Já nem mesmo consigo ver uma Consuelo como uma moça piedosa e devota a Nossa Senhora da Consolação. 

Infelizmente, foi um pouco estragado pela dramaturgia: em quase todos os papeis de empregadas espanholas em filmes e novelas da TV, ou personagens absurdamente caricatos, temos uma Consuelo. Entretanto, isso não é grave a ponto de se levar em consideração e excluir o nome da lista.

Para alguns, a terminação em "o" de Consuelo pode soar como masculina. Então, para estes, a variante Consuela pode ser mais atraente. Eu particularmente jamais conseguiria ver Consuelo como um nome do gênero masculino, e Consuela soa como uma feminização forçada. 

Não há necessidade de ter preocupações quanto à popularidade: Tanto no Brasil quanto em Portugal, os registros desse nome são inexpressivos. Mesmo na Espanha, local onde o nome nasceu, ele foi popular em décadas passadas mas agora está fora de todos os rankings (pelo menos os verificados nos últimos sete anos no site Baby Center Espanha). 

Algumas personalidades conhecidas portadoras do nome:

Consuelo Velásquez Torres foi uma pianista e compositora mexicana, autora da canção "Bésame mucho" que foi traduzida para vários idiomas e se tornou um ícone da música popular mexicana. 

Maria Consuelo Araújo Castro é uma política e diplomata colombiana. Foi Ministra das Relações Exteriores da Colômbia no governo do Presidente Álvaro Uribe, e anteriormente Ministra da Cultura. 

E você, o que pensa sobre Consuelo




By




.






Nenhum comentário:

Postar um comentário